Filha de Raúl Cubas confirma mudança
Leandro Donatti
Cecília Cubas, a filha mais velha do presidente deposto do Paraguai Raúl Cubas, confirmou por telefone que a família está mudando-se do Balneário Camboriú, em Santa Catarina, rumo a Curitiba, no Paraná, como divulgou a Folha na edição de ontem, com exclusividade. Queremos reconstruir as nossas vidas. Não quero falar sobre isso. E nem para onde vamos, reagiu a moça ao ser abordada de surpresa pela reportagem.
A filha de Raúl Cubas não quis entrar nos detalhes da mudança, marcada para ocorrer num prazo máximo de um mês e meio, depois de algumas reformas do apartamento alugado por R$ 3 mil pela família, no edifício Maison Fontainebleau, no final da Visconde de Guarapuava, bairro Batel. Cecília contou à Folha que a família já obteve visto de permanência definitivo para ficar em território brasileiro. Já temos documentos legalizados, observou.
Em março, quando saíram do Paraguai em meio à confusão, o presidente deposto obteve visto de turista, válido para 90 dias. O prazo expiraria no final deste mês. A filha não quis revelar os reais motivos que envolvem a transferência do pai, da mãe e da irmã para o Paraná. Para amigos próximos, numa de suas passagens por Curitiba, deu a entender que a vida pacata de Camboriú, fora da temporada, é a principal causa.
Cubas estaria também disposto a dar as duas filhas e a mulher oportunidade de continuar a vida. Nos quase três meses que permanecem no edifício Cosmos, no centro de Camboriú, pouco se tem a fazer para quebrar a monotonia. Cecília Cubas é formada em Administração e contou para amigos próximos que pretende ter uma vida normal, longe do passado recente. E que Curitiba oferece as condições para isso. Não só para ela, mas como para os próprios pais. Raúl Cubas está atualmente casado com Myrtha Gusinski.
A escolha do melhor imóvel para morar foi bastante meticulosa. A família pretendia mudar-se para uma casa. Porém, não encontrou nenhum imóvel que agradasse, exceto o apartamento que já está locado. A vinda da mulher e da filha de Raúl Cubas é esperada por estes dias, para acelerar o processo de mudança.
Cubas não é o primeiro presidente deposto do Paraguai a morar no Paraná. Durante um bom período, em 1989, o ex-ditador Alfredo Stroessner usou como residência uma mansão de sua propriedade em Guaratuba, litoral do Estado.
Raúl Cubas está longe do poder desde março passado. O assassinato de seu vice, Luis Maria Argaña, e suas relações de amizade e proteção com o general Lino Oviedo foram decisivas para a sua queda. Luis Gonzales Macchi, o então presidente do Senado paraguaio, assumiu o comando do País no dia 28 de março, minutos depois de Raúl Cubas anunciar a sua renúncia. O asilo político oferecido pelo governo brasileiro foi autorizado formalmente pelo Ministério das Relações Exteriores no dia seguinte, quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez o transporte da família para Camboriú.





