Centenas de fiéis de Londrina participaram neste domingo (8) da Carreata da Padroeira e da tradicional bênção dos veículos no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova. Os veículos saíram da Capela Nossa Senhora do Rosário, no Jardim Primavera, onde ocorreu uma missa com o arcebispo Dom Geremias Steinmetz.

A chuva não afastou os fiéis que foram em carreata para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova
A chuva não afastou os fiéis que foram em carreata para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova | Foto: Douglas Kuspiosz

O motoboy Luiz Ricardo Capaci, 26, foi um dos fiéis que participou da celebração. Carregando em sua motocicleta uma imagem de Nossa Senhora, ele explica que tem muito a agradecer neste ano. “Eu acho muito importante trazer o veículo para a bênção e venho agradecer porque, um mês atrás, eu sofri um acidente e quase perdi a vida. Eu vim agradecer à Nossa Senhora, porque ela está protegendo nós [motoboys], que é uma profissão muito perigosa”, conta Capaci.

Vítima de um acidente de trânsito, Luiz Ricardo Capaci participou da bênção e agradeceu à Nossa Senhora Aparecida
Vítima de um acidente de trânsito, Luiz Ricardo Capaci participou da bênção e agradeceu à Nossa Senhora Aparecida | Foto: Douglas Kuspiosz - Especial para a FOLHA

Por volta das 11h30, a carreata chegou no Santuário e a bênção, que foi conduzida por seis padres e diáconos, mobilizou centenas de fiéis, que não se assustaram com a forte chuva que caiu na manhã de domingo.

LEIA TAMBÉM:

Imagem de cinco metros de Nossa Senhora será restaurada em Londrina

“É uma tradição que temos e só vai aumentando a importância da Nossa Senhora Aparecida. É uma graça muito grande que a gente recebe todo o ano trabalhando, e sempre nos colocamos em procissão para que possamos ser agraciados com essa bênção”, afirma o marceneiro Gilson Soares Rodrigues, 42.

De acordo com o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário, a bênção dos veículos já é uma tradição entre os católicos. É uma forma de viver “em um círculo de bênçãos”, explica, garantindo segurança e conforto espiritual.

A bênção dos veículos é uma tradição entre os católicos de Londrina
A bênção dos veículos é uma tradição entre os católicos de Londrina | Foto: Douglas Kuspiosz

“Quando a Igreja abençoa objetos de devoção, pessoas e até, como nesse caso, veículos, é uma forma de a pessoa sentir a presença de Deus. É uma graça alcançada”, explica.

Apesar de 12 de outubro ser o Dia de Nossa Senhora Aparecida, o padre lembra que, devido à pandemia da Covid-19, a carreata e a bênção passaram a ser feitas no fim de semana que antecede a data. E isso trouxe mudanças importantes na celebração. “Antigamente, era só uma bênção dos veículos. Hoje é uma carreata que a cada ano sai de um lugar da cidade, mostrando essa interligação que o santuário tem”, acrescenta.

A dona de casa Júlia Salomão, 60, ressalta que a participação “é muito importante”. Como muitos outros fiéis católicos, esse é um momento de gratidão. “Eu só tenho que agradecer a chegada aos sessenta anos, a vida dos filhos. Tudo isso é uma bênção. Todo ano, se puder, estamos aqui”, pontuando que já participou em Aparecida do Norte e que, neste ano, é a primeira vez que celebra no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

O arcebispo ressalta que mesmo com o tempo instável, os fiéis mantêm a tradição de participar da carreata. “Com chuva ou sem chuva, as pessoas se encontram, ficam contentes, e é uma tradição linda que valoriza, sobretudo, essa fé tão importante no ministério e mistério da Nossa Senhora, na história da salvação”, afirma Steinmetz. “É a primeira discípula do Senhor e nós a veneramos como a mãe de Jesus, como aquela que traz também esse tom misericordioso, materno para toda a doutrina cristã.”

AGENDA


Na quarta-feira (11), às 19h30, o arcebispo de Londrina celebra a liturgia das Vésperas Solenes, especialmente no dia anterior à Festa da Padroeira. O arcebispo instituiu essa tradição, que acompanha outro costume que está virando tradição no Santuário: a troca do manto da imagem de Nossa Senhora. A cada ano, uma família doa um novo manto para a imagem que fica no nicho do Santuário.

Além de toda a programação de missas, a Festa da Padroeira tem uma série de atividades complementares. O parque de diversões funcionará na praça, ao lado das barracas de alimentação. Também haverá bazar de artigos religiosos, velário, sala de promessas, venda de flores e velas, além de confissões, que serão realizadas na escola estadual ao lado do Santuário. Neste ano, além da aferição de pressão e de diabetes pela Unipax, haverá uma novidade na área da saúde: a secretaria municipal de Saúde realizará vacinação ao longo do dia.

Aproveitando a estrutura da UBS (Unidade Básica de Saúde) instalada no Santuário durante a reforma do prédio público, a secretaria municipal de Saúde realizará vacinação do público que quiser, com diversos tipos de vacinas, aplicando as doses nas pessoas. Até mesmo o Zé Gotinha estará presente. A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) levará o Fusca Amarelo, utilizado em ações de educação no trânsito com crianças, aproveitando que no dia 12 se comemora o Dia das Crianças. As equipes ficarão lá das 11h às 16h, aproximadamente, e as crianças poderão andar no veículo.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 12


00h – Terço dos homens

05h – Missa com padre Laurindo Lopes da Silva

07h – Missa com padre Alexandre Alves dos Anjos Filho

09h – missa com dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá

10h30 – Missa com dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus

12h – Consagração das Crianças com padre Cláudio Marinoni

13h30 – Missa com padre José Rafael Solano

15h – Missa com dom Geremias Steinmetz

17h – Missa com dom Geremias Steinmetz

18h – Procissão pelas ruas da Vila Nova

19h – Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

(Com Assessoria)