Fidel elogia integração americana
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de junho de 1999
Por Murilo Fiuza de Melo 
Rio, 01 (AE) - Na despedida do Rio de Janeiro, rumo a Belo Horizonte, o presidente de Cuba, Fidel Castro, amenizou suas críticas à 1ª Cimeira América Latina, Caribe e União Européia, dizendo que o encontro foi um "bom começo". "Foi a primeira vez que europeus e latino-americanos se reuniram para discutir investimentos comerciais, sem a presença dos Estados Unidos", ressaltou. Segundo o líder cubano, a integração econômica entre as regiões é a tática mais inteligente comercialmente para os latino-americanos, porque servirá como contrapeso à influência americana.
"Vivendo num mundo bipolar economicamente (dividido entre EUA e Europa), não seremos dominado por uma potência só", afirmou. "É preferível ter dois blocos econômicos a um ou três a dois, mas espero que nós, unidos e integrados, sejamos também uma grande potência." Para ele, a verdadeira globalização será construída pela união dos blocos econômicos em benefício de todos os países.
Ao deixar o hotel em Copacabana, onde se hospedou, Fidel foi aplaudido por simpatizantes, que se concentravam desde cedo no local. Na despedida, Fidel fez uma declaração de amor ao Rio. "Sinto uma dor de ter que deixar o Rio, mas levo recordações inesquecíveis do Brasil e dos brasileiros", disse. "Vivo sonhando com o Rio, mas não sei quando voltarei." Sobre a recepção que teve na cidade e em Niterói, que visitou ontem (30)
o comandante também não economizou elogios: "É mais do que o calor, é a espontaneidade, a doçura, a honestidade e a completa ausência de arrogância dos brasileiros que me emocionam."


