A juíza da 5ª Vara Cível de Olinda, Ângela Maria T. C.Mello, condenou a Fiat Automóveis a indenizar, por danos morais e materiais, a filha Louise Taynã Brandão de França, 11 anos, e os pais, Luiz Francisco de França e Rita Marques de França, do cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França, o ''Chico Science'', criador do Movimento Mangue Beat. Science morreu no dia 2 de fevereiro de 1997, aos 34 anos, em um acidente de carro, no Complexo de Salgadinho, no município metropolitano de Olinda, PE. Ele dirigia o Uno Mille da sua irmã, Maria Goretti França, e o cinto de segurança partiu-se quando o veículo bateu num poste.
Na sua sentença, a juíza baseou-se na constatação da perícia de que a quebra do cinto foi determinante para que as lesões na cabeça, sofridas pelo cantor, fossem fatais. ''Pelas provas produzidas, conclui-se que a morte foi injusta e decorrente de ato culposo da Ré (a Fiat), agindo com imperícia ao produzir e comercializar um equipamento que não correspondeu à segurança esperada'', disse a juíza na sentença, que não estipulou a quantia da indenização que será arbitrada quando transitar em julgado (a sentença final, depois de todos os recursos cabíveis).
O advogado da família, Antonio Campos, estimou, porém, que o valor deverá ultrapassar os R$ 10 milhões, levando-se em conta o que o cantor poderia ter ganho com shows, cachês, discos e direitos autorais num período de vida médio de 65 anos. Ele tinha uma promissora carreira nacional e internacional à frente da sua banda Nação Zumbi e influenciou vários músicos. A ação foi ajuizada em 27 de outubro de 1998 e, segundo Goretti, teve caráter educativo. ''Esperamos que isso sirva de exemplo para que as empresas tenham mais respeito ao consumidor e para que casos semelhantes não ocorram'', afirmou ela.