Agência Estado
O presidente Fernando Henrique Cardoso sobrevoou ontem as cidades castigadas pelas chuvas nos Estados de São Paulo, Rio e Minas Gerais e anunciou a liberação de recursos para recuperá-las. O ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, que acompanhou o presidente, disse que o valor inicial dos recursos deve ser de R$ 5 milhões, podendo ser maior de acordo com a situação de cada cidade e as necessidades dos prefeitos. Além do sobrevôo, Fernando Henrique percorreu as áreas mais atingidas dos municípios de Engenheiro Passos, no médio Paraíba fluminense, e Itajubá, no sul de Minas.
Os recursos, segundo o presidente, serão obtidos com medida provisória, que assinará, liberando um crédito especial para ajudar na reconstrução das cidades mais atingidas na Região Sudeste. ‘‘A liberação da verba é certa, porque numa hora destas o governo não vai fazer picuinha com dinheiro’’, disse.
Apesar do mau tempo, FHC desceu em Engenheiro Passos e Itajubá onde foi decretado estado de calamidade pública desde domingo, quando iniciou a chuva. Pelo menos 80% de Itajubá está submersa. O presidente aproveitou sua visita a Itajubá para fazer uma crítica implícita a Itamar, que não mandou nenhum representante para recepcioná-lo.
‘‘As pessoas estão sem água, e isto é uma questão estadual’’, disse. ‘‘Agora, imagino que o governo estadual irá resolver o problema, porque o momento é de nos darmos as mãos; da minha parte pode contar comigo.’’ Na visita às duas cidades, Fernando Henrique chegou acompanhado dos ministros Pimenta da Veiga, das Comunicações, e Fernando Bezerra, da Integração Regional; dos senadores José Roberto Arruda (PSDB-DF) e Francelino Pereira (PFL-MG).
De acordo com a Defesa Civil de Itajubá, de domingo até a manhã de ontem cinco pessoas morreram e outras 1,5 mil estão desabrigadas em consequência das chuvas.
Em Engenheiro Passos, o presidente visitou a localidade Vila Paulo, distrito de Itatiaia, a mais atingida. Dezenas de moradores tiveram as casas invadidas pelas águas do Rio Água Branca, que transbordou e também alagou a Via Dutra. FH chegou à cidade às 12h20, onde já o estavam aguardando o governador do Rio, Anthony Garotinho, e o prefeito de Resende, Eduardo Moahas.Inicialmente, serão destinados R$ 5 milhões para cidades atingidas
Agência EstadoIn locoPresidente, acompanhado de ministros e políticos, em visita à Vila Paulo: ‘Estados terão ajuda’France PresseDificuldadesEm Pouso Alegre, em Minas, assim como muitas regiões, parte da cidade continua submersa pelas águas