Brasília (AE) - O presidente Fernando Henrique Cardoso visita hoje pela manhã áreas inundadas da cidade de Itajubá, no interior de Minas Gerais. Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, o presidente percorrerá áreas da cidade alagadas por chuvas e conversa com os desabrigados.
Depois, o presidente sobrevoará de helicóptero a cidade de Engenheiro Passos (RJ), também castigada por fortes e intensas chuvas, mas não está prevista a ida a região de Belo Horizonte, que também sofre com alagamentos.
A decisão foi tomada por Fernando Henrique, na noite de ontem, durante reunião com os ministros da Casa Civil, Pedro Parente, do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra. É a primeira vez que a decisão de prestar solidariedade aos desabrigados é tomada de forma rápida. Fernando Henrique chegou hoje (3)no final da manhã de seu descanso de final de ano no Rio de Janeiro. Durante a campanha pela reeleição, quando estava em campanha pela eleição e o Nordeste enfrentava uma das mais fortes secas dos últimos tempos - o presidente demorou a visitar os flagelados com a seca. Em maio de 1998, sua assessoria escolheu a cidade de Tejuçuoca (CE) para visitar. A agricultura local sofria a chamada seca verde - plantações verdes, mas que não conseguem florecer - e o fato foi usado pelo seu principal opositor na campanha, o petista Luiz Inácio Lula da Silva. A situação em Itajubá é crítica e a prefeitura declarou estado de calamidade pública e emergência. O presidente visitará o local com um caminhão do Exército. Ele embarca amanhã, por volta das 9h30, e deverá chegar em Itajubá por volta de 11h. O ministro Fernando Bezerra acompanha o presidente. A assessoria de imprensa do Planalto não soube informar se o presidente levará ao local alimentos e cobertores para os desabrigados.