FHC terá visão privilegiada da queima de fogos de Copacabana
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de dezembro de 1999
Por Regina Terraz 
Rio, 29 (AE) - O presidente Fernando Henrique Cardoso e os cerca de 500 convidados para a festa de reveillon no Forte de Copacabana serão privilegiados com um cenário espetacular: serão os únicos com visão total da praia de Copacabana e de toda a queima de fogos preparada para a virada do ano 2000. Organizada pela Prefeitura do Rio e pela Agência-Rio (Agência de Desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro), entidade privada, a festa está sendo considerada o evento mais importante da cidade neste reveillon. Somente a estrutura montada para receber os convidados - um galpão de 1.700 metros quadrados - custou cerca de R$ 500 mil, valor que está sendo patrocinado pela Embratel. Os organizadores da festa calculam que serão gastos outros R$ 200 mil só em decoração, além dos custos do buffet, que não foi divulgado.
O salão foi montado em cima da casamata do Forte, plataforma onde ficam os canhões. Sua estrutura é toda de ferro e o local é coberto por uma lona branca e laterais transparentes. Todo o evento está sendo montado para proporcionar o maior conforto possível para o presidente e os demais convidados. Foram instalados oito aparelhos de ar condicionado e dois geradores de energia, para qualquer problema eventual. O presidente contará ainda com uma sala particular e uma linha telefônica, além de quatro banheiros privativos. O local contará ainda com outros 20 banheiros.
Além do presidente e de sua família, estarão presentes o prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde (PPFL), o governador Anthony Garotinho (PDT), o Comandante do Exército, general Gleuber Vieira, além de ministros e outros políticos.
O salão será todo ambientado com mobiliário e cerca de 20 mesas. A decoração será inspirada em motivos marítimos, estrelas e ondas, nas cores azul, branco e amarelo que, por coincidência ou não, também são as cores do PSDB, partido do presidente. "Será uma decoração bem simples, muito carioca, diz Beatriz Miranda Jordão, responsável pela infra-estrutura do evento. As toalhas, almofadas e decoração do buffet estão sendo confeccionadas pela Coperoca, Cooperativa das costureiras da Favela da Rocinha.


