Agência Estado
De Brasília
O presidente Fernando Henrique Cardoso condecorou ontem 22 personalidades com a ordem do mérito cultural. Entre eles, o sociólogo e escritor Hélio Jaguaribe, o governador de São Paulo, Mário Covas e o do Pará, Almir Gabriel, que não compareceu à solenidade realizada no Planalto. A medalha da ordem do mérito cultural é entregue a personalidades e cidadãos brasileiros que se destacaram na prestação de serviços à cultura. No discurso, além de homenagear Jaguaribe, Fernando Henrique também enalteceu a ação do governador Covas na promoção da cultura no Estado de São Paulo.
Este é o quinto ano consecutivo que o governo homenageia brasileiros com a ordem do mérito cultural. Além de entregar as medalhas, as comemorações do Dia Nacional da Cultura incluíram homenagem ao sesquicentenário de nascimento de Rui Barbosa e Joaquim Nabuco.
Além de Covas, Almir Gabriel e Jaguaribe, foram agraciados ontem com a medalha: o editor Abraão Koogan; o empresário Aloysio Faria; a vice-presidente do grupo Pão de Açúcar, Ana Maria Diniz; a bailarina Angel Vianna; a colecionadora Beatriz Pimenta de Camargo; a museóloga Ecyla Brandão; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Enrique Iglesias; a historiadora, Esther Bertoletti; o produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, o escritor de cordéis, J. Borges; o prefeito de Diamantina (MG), João Antunes; a ialorixá, Mãe Stella de Oxóssi; o casal Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyger; a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Maria Delith Balaban; o folclorista Paixão Côrtes, o jornalista Washington Novaes e o coordenador das comemorações do 5º Centenário do Achamento do Brasil, Romero Magalhães.

mockup