FHC cobra pressa nas sindicâncias para responder às denúncias
Brasília, 23 (AE) - O presidente Fernando Henrique Cardoso já fechou com a equipe econômica e lideranças políticas a estratégia do governo para responder à avalanche de denúncias que surgiram nos últimos dias, acompanhando os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Financeiro. A idéia é concluir o mais rápido possível as investigações que estão sendo realizadas na Polícia Federal e no Banco Central, para apresentar as conclusões de forma a mostrar que o governo é transparente. O presidente quer que a CPI se limite a apurar o que foi previsto e que os seus trabalhos se esgotem no prazo regulamentar de 120 dias.
A estratégia foi acertada com os ministros da Fazenda, Pedro Malan, com que Fernando Henrique jantou na noite de quinta-feira
e das Comunicações, Pimenta da Veiga, articulador político do governo. Hoje, o presidente informou, por intermédio do seu porta-voz adjunto, Georges Lamazire, que quer pressa nas investigações que o BC está realizando sobre favorecimento a bancos privados durante a mudança da política cambial. O porta-voz também disse que o presidente espera que Malan comece a dar explicações sobre o ocorrido para mostrar que há transparência no governo.
O presidente Fernando Henrique está preocupado em tirar do Congresso as atenções do País. Para ele, o segundo mandato ainda não começou porque nenhuma notícia positiva do governo obteve atenção. Na avaliação de interlocutores do governo, o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, é um dos principais responsáveis pela crise, que passou a disputar espaço político com o PMDB. O PSDB também teria contribuído para a crise, incentivando que os peedebistas deixassem a base parlamentar. Na avaliação do governo, essa briga entre aliados teria facilitado a instalação da CPI dos Bancos.
O governo também está irritado com o tom das declarações do relator da CPI, senador João Alberto (PMDB-MA), fazendo suspeições e por isso já acionou o senador José Sarney (PMDB-AP)
a quem o senador maranhense é ligado.





