Festival oriental de Maringá termina com espadachins
Festival oriental
de Maringá termina
com espadachins
Marcos Zanatta
De Maringá
Termina hoje em Maringá o 10º Festival Nipo Brasileiro, que durante uma semana mostrou os costumes e a cozinha japonesa e a integração com outros povos através da arte.
A grande atração do último dia da festa será a apresentação de espadachins da Associação Kendô de Londrina, à partir das 19h30, no pavilhão de eventos.
Também será encerrada hoje a Mostra do Cinema Japonês em Maringá com o filme O Fantasma do Bar, do diretor Takayoshi Watanabe. A exibição será às 16 horas, no Cine Avenida Center, com entrada franca. O filme é legendado.
Os visitantes terão também a oportunidade de provar os principais pratos da cozinha oriental no pavilhão de gastronomia.
Para a festa deste ano, os organizadores dobraram o tamanho da área de restaurantes, mesmo assim faltou espaço todos os dias. A maior parte dos pratos é bem conhecida dos brasileiros e adaptados ao sabor local. A expectativa é alcançar 12 toneladas de alimentos consumidos nos nove dias de festa.
No próximo sábado, dia 28, será feito o encerramento oficial do festival e o lançamento do evento do próximo ano. A solenidade está programada para o Teatro Calil Haddad, com apresentação do Grupo Yamato Taiko de percussão, à partir das 20 horas.
A proposta é transformar o festival em uma festa nacional, atraindo inclusive turistas de outros países.





