Festas e protestos marcaram a data no Brasil
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 01 de maio de 2002
France Presse 
Rio de Janeiro - Com festivas concentrações salpicadas de reivindicações promovidas pelas duas principais centrais operárias do país, a Central Única dos Trabalhadores (CUT, esquerda) e a Força Sindical (FS, centro-direita), os trabalhadores brasileiros comemoraram ontem seu dia, mesmo com uma taxa de desemprego que oficialmente alcança 7,1%.
As duas principais cidades do país, São Paulo que concentra 40% da atividade industrial brasileira e registra um desemprego de 20% e a turística, Rio de Janeiro, foram os cenários das concentrações dos trabalhadores.
De acordo com seus dirigentes, a FS investiu 2,5 milhões de reais na organização de sua concentração, enquanto que a CUT gastou 400.000 reais. A FS recebeu patrocínio da empresa privada e em sua concentração em São Paulo, onde esperava 1,5 milhão de pessoas, além do show artístico, sorteou entre os presentes 5 apartamentos e 10 carros.
Além disso, as pessoas receberam das centrais operárias serviços de consulta básica médica e odontológica, cabeleireiro e expedição de documentos de identidade.


