Festa na Paulista quase acaba em tumulto
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de janeiro de 2000
Por Ana Claudia Duarte
São Paulo, 01 (AE) - Os últimos momentos da festa da virada na Avenida Paulista foram tumultuados. O evento acabou antes da hora prevista. Por volta das 3h, brigas em pontos isolados da platéia levaram a polícia a solicitar aos organizadores o encerramento do evento. Às 3h30m a música parou. O público, porém, exigiu a continuação.
e a equipe de limpeza contratatada entrou em ação. A música não voltou e o equipamento começou a ser desmontado Oitocentos homens da Polícia militar se posicionaram para evitar uma confusão maior. As pessoas não deixaram a avenida e o clima ficou tenso.
Os causadores da confusão foram detidos e encaminhados ao 78 Distrito Policial. Cerca de 20 policiais armados com escudos e cacetetes ameaçaram ultrapassar as grades de proteção para conter os baderneiros. "Eles estão atirando garrafas quebradas nas pessoas. Muitos já estão bêbados e não sabem o que fazem. Está na hora da festa acabar", afirmou o Major Bulgari, que comandava a ação.A situação só foi controlada por volta das 4h30
quando o público começou a deixar a avenida.
O posto da Secretaria Municipal de Saúde, instalado atrás do palco, atendeu 15 casos de alcoolismo e ferimentos ocasionados por brigas. O caso mais grave aconteceu com um homen de cerca de 70 anos que estava sem documentos e sofreu um enfarte. Ele foi encaminhado ao Hospital das Clínicas. Cerca de dez pessoas ficaram de plantão durante a madrugada mas nehuma ocorrrência grave foi registrada nesse período.
SUJEIRA - Após a festa, muito lixo ficou na avenida. A chuva que caiu em vários momentos da noite e da madrugada, dificultou o trabalho dos duzentos homens contratados para a limpeza da avenida. Sete caminhões coletores de lixo, quatro irrigadores com capacidade para 10.000 litros de água cada, e seis caminhões carroceria foram utilizados no trabalho. udaram na limpeza. O trabalho não foi fácil.
Muitos vendedores ambulantes e algumas pessoas que não tinham como voltar para casa antes do amanhecer continuavam na Avenida Paulista dificultando o trabalho dos varredores.