Ribeirão Claro promove, de 6 a 9 de julho, a 25ª edição da Fescafé (Expo Feira do Café, Indústria, Comércio e Pecuária), tradicional evento que espera atrair 50 mil visitantes ao município do Norte Pioneiro com cerca de 10 mil habitantes. A promoção fica a cargo da Associação Rural do município, em parceria com a Prefeitura.

A programação inclui encontros técnicos, rodeio e praça de alimentação totalmente coberta, leilão de gado, parque de diversões e shows com artistas de renome nacional.

Desde o ano passado a festa foi inovada, sendo instalada a estrutura da arena de rodeios em frente ao palco principal.

“Essa inovação deu certo, pois com isso os camarotes, até então vendidos com dificuldade, agora são disputados, pois o público prefere a comodidade de assistir ao rodeio e ao show no mesmo local, sem ter que se deslocar como era em edições anteriores”, explica Fábio de Lucca, secretário municipal de Administração e Finanças.

A Fescafé teve sua primeira edição em 1997 e foi criada a partir do Encontro do Café, realizado pela primeira vez um ano antes.

“A partir daí, a comunidade, produtores de café, indústria, comércio e pecuaristas decidiram criar uma festa típica do município, uma vez que, com a grande vocação turística de Ribeirão Claro, até então não havia uma festa tradicional que pudesse congregar a comunidade e atrair turistas.”

Comerciantes estão na expectativa para a feira. O evento será patrocinado, pelo primeiro ano, pelo grupo local que reúne Laticínios Carolina e Água Sferrier.

“Essa parceria é muito importante para nós devido à representatividade que a Carolina tem para o município e também por se tratar de uma das melhores festas do Norte Pioneiro. Será um evento muito importante para fortalecimento de ambas as marcas”, destaca Gilson Marcos Pereira Junior, analista de marketing do grupo.

PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira (5), será realizado no recinto de leilões do Centro de Eventos, a partir das 19h, o leilão de gado, evento em parte beneficente em prol do Lar da Criança Jesus Amigo.

Os encontros técnicos têm início na quinta-feira (6). O evento sobre produção de abacate, das 8h30 às 12h, será ministrado pelo palestrante Aloisio Sampaio, engenheiro agrônomo e docente da Unesp de Bauru.

Nesse mesmo dia será iniciado o Encontro do Café, com workshop sobre a torra do café das 9h30 às 12h. À tarde, das 13h30 às 17h, haverá a continuidade da programação, com a presença de degustadores oficiais do Ministério da Agricultura, que farão análise sensorial do café. A partir das 20h terá início o rodeio em touros, e às 22h show com a dupla Israel e Rodolffo.

Na sexta-feira, dia 7 de julho, será realizado um encontro sobre gestão inovadora em propriedades rurais e o processo de sucessão familiar, com o palestrante Ruan Felipe Schwertner, advogado de direito tributário empresarial da PUC-PR, das 8h30 às 12h, com início das inscrições às 8h. Às 12h haverá almoço a todos participantes inscritos.

Os eventos técnicos serão realizados pelo IDR-Paraná, Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento, Senar, Faep e Sindicato Rural de Ribeirão Claro, com o apoio da Associação Rural e Prefeitura de Ribeirão Claro.

Na noite da sexta-feira, haverá o rodeio em touros a partir das 20h. A partir das 22h haverá o show com Felipe Araújo e depois US Agrogboy.

No sábado, dia 8, será realizado o Rodeio Mirim na Arena Principal a partir das 16h e a noite, a partir das 20h30, haverá rodeio profissional em touros. Logo após, haverá show com a dupla Clayton e Romário. O encerramento terá show com o DJ André Oly no palco principal.

Já no domingo, 9 de julho, a partir das 10h, haverá a cavalgada saindo do Distrito Industrial com destino ao Centro de Eventos Municipal.

Na chegada, os cavaleiros serão recepcionados com um almoço a todos participantes. Na tarde do domingo, na Arena Principal, haverá a continuidade do Rodeio Mirim e a tradicional prova do tambor. À noite a festa continua com o rodeio profissional a partir das 19h30, e às 22h haverá show com a dupla Mato Grosso e Mathias para encerrar o evento.

SERVIÇO

A 25ª Fescafé será realizada no Centro de Eventos Municipal (Avenida Joaquim Néia de Oliveira, km 3)

A entrada é franca em todos os dias do evento.

Mais informações no Instagram: @fescafe2023.

Ainda há vagas para expositores, basta entrar em contato pelos telefones (43) 3536-1300 (ramal 206) ou (43) 99842-0464.