Fernanda Montenegro pede a deputados para não barganhar
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de abril de 1999
Por Cláudia Carneiro 
Brasília, 12 (AE) - A atriz Fernanda Montenegro recebeu flores, aplausos e discursos de homenagem e devolveu com um sermão dirigido ao Congresso. Como ela própria definiu, a protagonista do filme "Central do Brasil", Dora, tem o vício da reivindicação. Fernanda aproveitou as homenagens recebidas hoje à tarde na Câmara dos Deputados para deixar uma cobrança aos parlamentares. "Não façam do Brasil uma barganha", afirmou Fernanda, no discurso de agradecimento, deixando constrangidos os deputados sentados ao lado dela.
Fernanda foi a última a discursar na sessão de homenagem prestada a ela e ao diretor de "Central do Brasil", o cineasta Walter Salles Júnior.
Depois de tantos paparicos recebidos nos discursos dos deputados presentes - Ubiratan Aguiar (PSDB-CE), Francisco Rodrigues (PFL-RR), José Genoíno (PT-SP), Geraldo Magela (PT-DF)
Pedro Celso (PT-DF) e o vice-presidente da Câmara, Heráclito Fortes (PFL-PI) -, Fernanda não hesitou em passar um recado duro ao Congresso, seguido de aplausos da platéia.
"A gente tem o vício da reivindicação: eu reivindico que os srs. dessa Casa façam exatamente o que sabem que têm de fazer para esse Brasil caminhar", afirmou a atriz. "Por favor, não provoquem o não-voto da próxima vez que os srs. estiverem atrás dele; eu também acredito que os srs. vão realmente cumprir o que prometeram nas campanhas", completou.
O tédio das segundas-feiras na Câmara foi quebrado com a presença dos dois homenageados de "Central". Fernanda, que mais cedo havia sido condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, foi acompanhada do marido, Fernando Torres, e da filha Fernanda Torres.
Funcionários da Casa e os poucos parlamentares que estavam em Brasília foram participar da tietagem à estrela, enquanto Salles Júnior era abordado por uma tropa de fãs pedindo autógrafos.
Salles Júnior foi mais gentil no discurso: "É a segunda visita que fazemos a esta Casa e vejo que esse filme foi entendido aqui até melhor do que fora", disse ele.
Genoíno sintetizou a homenagem que a platéia parecia querer transmitir a Fernanda. "Num momento de perplexidade, incerteza e crise de esperança do País, vocês colocaram com arte e beleza o drama do cotidiano dos brasileiros; vocês deram o grito para nós não perdermos a esperança e não deixarmos de lutar pelo nosso povo." O deputado disse ter gostado do discurso de Fernanda.
"Assino embaixo, foi uma chamada oportuna, correta." "Se ela se dirigiu aos barganhadores, está completamente certa, porque o Congresso não deve se submeter à barganha", endossou Fortes.


