Neste sábado (7), diversas barracas e estandes vão invadir a estrutura do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss das 10h às 19h. A primeira edição da Expo Mulher vai reunir empreendedoras de vários ramos para divulgar seus produtos e serviços. A ação é organizada pelo projeto "Te Indico Empreendedora" e busca incentivar a independência financeira das mulheres e combater a violência doméstica.

Tamara Caldeirão, organizadora do evento, conta que a Expo Mulher surgiu como parte do projeto "Te Indico Empreendedora", que promove ações de incentivo para que as mulheres entrem no ramo do empreendedorismo. Segundo ela, um dos objetivos é a busca pela diminuição das desigualdades de gênero, possibilitando que as mulheres tenham mais espaço e oportunidade, o que colabora para a redução dos casos de violência doméstica. Outubro foi escolhido pelo fato de ser o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil.

Segundo Caldeirão, a Expo Mulher vai reunir mulheres de toda a região, fortalecendo a união e promovendo o networking entre elas. Além da feira, as empreendedoras também vão poder participar de oficinas e palestras sobre o mercado e as formas de se inserir no comércio, em feiras e em eventos. “Isso faz com que elas se sintam mais seguras, motivadas e preparadas para o mundo dos negócios, conquistando a sua tão sonhada liberdade e independência financeira.”

Sobre os produtos e serviços ofertados na feira, a organizadora detalha que estarão disponíveis artesanatos, roupas, plantas, artigos infantis e para pets e de cuidados com a beleza e saúde, além de muitos doces, pães e outras delícias. A Expo Mulher também vai contar com uma praça de alimentação com food trucks, playground para as crianças e atrações artísticas e culturais.

As mulheres interessadas em participar da próxima edição, que ainda não teve a data divulgada, precisam entrar em contato com o perfil @teindicoempreendedora nas redes sociais.

Edméia Ribeiro, diretora do Museu Histórico de Londrina, ressaltou que o museu é um espaço que, além promover exposições e ser um local de ensino, pesquisa e extensão da UEL (Universidade Estadual de Londrina), também é lar de atividades culturais e artísticas, como o lançamento de livros, apresentações de teatro e filmes e feiras. “É um espaço democrático de todas e de todos e por isso é muito importante que esse evento aconteça aqui”, explica. Segundo ela, a Expo Mulher tem como foco as mulheres empreendedoras, mas também vai promover diversas atividades culturais e serviços voltados à população.

Além disso, como forma de apoiar o trabalho que é desenvolvido pelo Museu Histórico de Londrina, está sendo realizada uma campanha de arrecadação de copos descartáveis (de 180 ml) e de sabonete líquido.