Londrina - O instalador de equipamentos de segurança Hélio Gracional, de 43 anos, não realizava um exame de saúde há mais de cinco anos. Na manhã de ontem, ele fez questão de checar a pressão arterial, a glicemia e o colesterol.
Isso só aconteceu porque Gracional ficou sabendo sobre a Feira da Saúde, promovida no Colégio Estadual Professora Behair Edna Mendonça, no Jardim Paraíso, zona norte da cidade. "Vi como uma boa oportunidade", contou.
Assim como ele, centenas de moradores participaram do evento que é realizado há 21 anos em diversos bairros. "Nosso objetivo é dar atendimento à comunidade em diferentes situações. Procuramos detectar alguns problemas que muitas vezes as pessoas desconhecem", afirma o coordenador Antônio Gilson Freitas.
Quem passou pela escola ontem, das 8h30 às 12h30, pôde participar de 17 ações gratuitamente. Entre os mais procurados estavam o corte de cabelo, teste de diabetes e de colesterol, avaliação nutricional e exame de acuidade visual. A expectativa era de atender mais de mil pessoas.
O professor de Ciências e Física Joelson Gomes aproveitou para testar a visão e saiu satisfeito com o exame. "Está tudo certo. São pequenas ações como essa de hoje que fazem a diferença para a comunidade", comentou.
Por se tratar de uma feira, muitas atividades são interligadas. Segundo o coordenador do evento, em alguns casos ainda é possível dar continuidade ao atendimento. "Pela parceira que firmamos, conseguimos por exemplo, encaminhar aqueles com problema de visão para uma clínica particular", diz.
Quem passou pela sala de teste do diabetes também era orientado e, se necessário, encaminhado à sala ao lado, ocupada por professores e estudantes de Nutrição. Nela, eram medidos o peso e a altura e, com esses dados, calculava-se o Índice de Massa Corporal (IMC).
A conta não é difícil: o peso da pessoa é dividido pela altura ao quadrado. A professora Mirtz Kuwahara explicou que o resultado ideal é entre 18,5 a 24,9 (quilo por metro quadrado). Se o resultado estiver acima disso, já se trata de um quadro de sobrepeso.
E para ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais corretas na alimentação do dia a dia, foi montada uma pirâmide alimentar. "É uma forma de ilustrar as informações e facilitar o entendimento", contou a professora Thais Cristina O. Salasar.
Aqueles que apresentavam alguma situação preocupante poderiam ser encaminhados à Clínica de Educação para Saúde da Unifil, no Ambulatório Alto da Colina. Não foi o caso de Aparecido Pereira da Silva, de 56 anos.
Ele está com o peso bom e se alimenta bem, mas não deixou de sair de lá com um aprendizado importante. "Preciso beber mais água. Os dois copos que tomo diariamente não são suficientes. É um coisa simples, mas que a gente não se dá conta como é importante", reconheceu.
A Feira da Saúde é organizada pelo Rotary Internacional Londrina Sudeste, Lions Club Londrina Independência e Sesc, e conta com o apoio da Unifil e Inesul, entre outros.


Serviço:
Escolas interessadas em receber a Feira da Saúde devem entrar em contato com o Lions Club pelo (43) 3322-5304. Um dos critérios é a localização em uma região carente

mockup