Florianópolis, 17 (AE) - O fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Itá, a maior em construção na América Latina, antes do prazo estipulado não irá causar danos à piracema (época de reprodução dos peixes), garantiu hoje o presidente da Gerasul (Centrais Geradoras do Sul do Brasil), Manoel Arlindo Zaroni Torres."Estava tudo pronto, apenas cumprimos o cronograma e o próprio Ibama e os orgãos ambientais nos concederam a licença", disse. A Gerasul lidera o consórcio responsável pelas obras.
O início da formação do lago estava previsto para 31 de dezembro, mas ontem (17) pela manhã foram fechadas seis comportas dos dois túneis que desviavam as àguas do rio Uruguai, dando início ao alagamento de 141 quilômetros quadrados de 11 municípios - sete catarinenses e quatro gaúchos. No mesmo dia a Associação dos Amigos do Rio Uruguai solicitou ao Ministério Público que tome providências contra o fechamento das comportas antes do prazo previsto.
"A decisão prejudica o período da piracema", garante o presidente da entidade, Valmor Danielli. A Associação teme que a vazão não seja suficiente e haja uma mortandade de peixes. A época de reprodução dos peixes começou em 1º de novembro e termina em 31 de janeiro. A pequena cidade de Itá, inteiramente deslocada por causa da construção da usina, foi surpreendida com a notícia do fechamento das comportas.

mockup