O Salto São Pedro, com 125 metros de altura, fica no hotel-fazenda Luar de Agosto; as trilhas no morro são realizadas em mata fechada e terminam na exuberante cachoeira
O Salto São Pedro, com 125 metros de altura, fica no hotel-fazenda Luar de Agosto; as trilhas no morro são realizadas em mata fechada e terminam na exuberante cachoeira | Foto: Anderson Coelho


Faxinal é famosa pelas belas cachoeiras espalhadas em vários pontos do município banhados pelo rio São Pedro. Ao todo existem cerca de 100 delas e as mais conhecidas são as do Chicão, com 25 metros de queda; e a do Chicão II, com 42 metros, bastante frequentada por praticantes de rapel. Elas ficam a cerca de cinco quilômetros do Centro e formam piscinas naturais. No perímetro urbano, o destaque é a cachoeira da Pedreira, com 15 metros. As mais altas e com volume de água maior formam o Salto de São Pedro, com 125 metros; e a cachoeira da Fonte, com 62 metros. As duas ficam em hotéis-fazenda; e o Véu de Noiva, com 150 metros é situada dentro de uma fazenda. Três Barras não está entre as maiores - são apenas cinco metros - mas tem as águas mais cristalinas da região. Na de Três Barras fica o Cânion do Cruzeiro, com floresta nativa, diversas cachoeiras e trilhas ecológicas, são ótimas para os que gostam de aventura, mas pelo grau de dificuldade, é recomendável o acompanhamento de guias. O local também possui taxa de visitação e está localizado próximo a Bufadeira do Cruzeiro.
A reportagem começou o passeio pela Cachoeira Gotas de Cristal. Inicialmente nosso grupo teve dificuldades para chegar, pois não há placas para indicar o caminho. Confira o mapa para chegar ao local: https://goo.gl/maps/dVGJUrDcTvA2

A equipe chegou na propriedade rural do senhor Pernambuco, que foi bastante atencioso ao orientar como chegar ao ponto exato da cachoeira. Trata-se de uma trilha com dificuldade moderada, já que há muitas subidas e descidas. Há um trecho considerável sob sol forte e outro em meio às matas, que é mais fresco. Mas ao chegar à queda d'água, todo o esforço vale a pena. Não é uma das cachoeiras mais altas, tampouco possui grande volume de água e é exatamente nisso que reside sua melhor qualidade. É possível ficar sob ela, como se fosse um grande chuveiro. As pedras que existem por lá podem servir como espreguiçadeiras naturais.
No mesmo dia, a equipe foi ao Hotel Fazenda Luar de Agosto (43-3461-1421). O local possui apartamentos e chalés, mas a preferência de nosso grupo foi por montar uma barraca de acampamento no local (que devem ser levadas pelos visitantes). Recomenda-se aos frequentadores que levem roupa de frio, mesmo em dias quentes, pois sempre há queda de temperatura durante a noite. O espaço do camping possui banheiros e chuveiros bastante simples, mas se as pessoas preferirem podem utilizar a estrutura mais moderna que fica ao lado do restaurante da propriedade. Depois de muitos problemas envolvendo som alto, aparelhos sonoros foram proibidos no local.
O Luar de Agosto possui em sua propriedade o Salto São Pedro, com 125 metros de altura. Do restaurante do hotel até o mirante, são 1,2 mil metros (900 metros de estrada e 300 metros de trilha pela mata). As trilhas no morro são realizadas em mata fechada e terminam onde fica a exuberante cachoeira. É possível ficar totalmente encharcado somente com os respingos da água. É importante ter bastante cuidado ao caminhar em meio as pedras, pois elas ficam escorregadias com a umidade. Ao chegar no salto, é possível ficar bem próximo da queda d'água.
No Balneário Raio de Sol (43-9953-5443) também é possível visitar três cachoeiras de fácil acesso que permitem ao visitante entrar na água sob a queda, usufruindo de uma espécie de hidromassagem natural. Nosso grupo ficou por várias horas descansando nas corredeiras da propriedade, seja sentado nas pedras, conversando, ou deitado nas corredeiras, massageando o corpo com a força das águas. Esse contato com as águas é extremamente relaxante. No local é possível praticar rapel e boia cross. O Balneário Raio de Sol possui chalés ou área para camping, além de churrasqueiras, piscina e tobogã.
Quem quiser mais informações sobre o turismo na região pode entrar em contato com o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Faxinal pelo telefone (43-3461-4290).