Fãs dos animes vivem encontro dos sonhos
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de março de 2014
Diego Prazeres<br>Reportagem Local
Londrina - Desde que desenhos animados como Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball-Z estouraram por aqui, na virada do século XXI, a cultura pop nipônica vem fazendo a cabeça de muitos adolescentes e jovens brasileiros. Os animes, animações extraídas do mangá, são tão populares que seus personagens ganham vida nas caracterizações feitas pelos fãs em eventos que se pulverizam pelo País. É um verdadeiro desfile de fantasias e criatividade, mas também uma oportunidade para a troca de experiências, para reforçar as afinidades e até brigar pelo "título" de melhor caracterização, ou cosplay, em sua linguagem própria. Em Londrina, um desses encontros, o Dreams World, ocorreu ontem e sábado, nas instalações do Colégio Nobel (área central).
Nascido no Japão, o entregador Yusuke Koike, 22 anos, chamava a atenção pela fantasia bem elaborada do Youki, o antagonista do anime Inuyasha. "Ele é o meio-irmão do Inuyasha, personagem principal, e uma espécie de demônio", explicou Koike, que manteve a cultura do anime viva em seu imaginário mesmo quando veio de vez para o Brasil com a mãe, aos 9 anos. "Aprendi a gostar com meu pai e desde pequeno ia a eventos de anime com ele lá no Japão", contou. O rapaz mora em Apucarana (Norte) e veio a Londrina só para participar do evento no colégio.
As amigas Jose Guerreiro, 28 anos, Adriana Paiva, 28, e Amanda Knaibben, 24, também capricharam em suas fantasias de personagens androides do anime Chobits. As roupas foram todas feitas pela Adriana, que é estilista. As moças afirmaram que têm "um pezinho no anime", mas curtem também alguns dos clássicos da cultura ocidental, como as histórias em quadrinhos da Marvel, os desenhos da Disney e sagas da literatura fantástica.
Além do concurso de melhor cosplay, os fãs tiveram à disposição outras várias atividades, como as batalhas campais (simulações de confrontos entre os personagens), performances individuais, karaokê, sala de games e jogos analógicos (RPG e trade card game ou TRG). Tudo isso animado pelo som de quatro bandas especializadas em trilhas de animes. "Nossa expectativa é bater o recorde de público do ano passado, quando tivemos 1.300 participantes", afirmou ontem à tarde Fernando Guariso Crepaldi, que ao lado de Débora Guimarães Renostro, ambos de 22 anos, organizou o evento.