Família de chinês morto vai receber dinheiro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de agosto de 2004
Agência Estado 
Rio- Após 11 meses de luta na Justiça, a família do comerciante chinês naturalizado brasileiro Chan Kim Chang vai receber os US$ 30.550 que Chang levava ao ser preso tentando embarcar para os EUA. Ele morreu em consequência de espancamento dentro do Presídio Ary Franco, em Água Santa, no Rio.
A decisão foi tomada pelo juiz da 5º Vara Federal Criminal, Cássio Monteiro Granzioli, que determinou que o dinheiro seja entregue à família do comerciante para corrigir ''uma grande injustiça do Estado, que não foi capaz de garantir a integridade física do preso''. Chang morreu em setembro de 2003.
''A morte do rapaz já foi um golpe para os familiares. Portanto, não existe razão para que algo semelhante volte a acontecer'', afirmou Granzioli. Nem o fato de a lei prever a perda dos valores apreendidos pela Polícia Federal fez o juiz mudar de opinião. ''O Estado não foi capaz de cumprir o seu dever e proteger o preso. Então, não pode querer se valer de uma prerrogativa legal para aplicar uma nova sanção.'' Chang foi preso ao tentar embarcar para os EUA com o dinheiro que obteve ao vender sua pastelaria.
A quantia não havia sido declarada na Receita Federal e o comerciante acabou preso, acusado de evasão de divisas. O advogado David Lopes conseguiu um alvará permitindo a libertação de seu cliente. Mas, quando chegou ao Ary Franco, o encontrou desacordado. Chang morreu uma semana depois em decorrência dos ferimentos.


