Faltam leitos para vestibulandos em Londrina
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de outubro de 2018
Marcos Roman<br>Reportagem Local 

A 1ª fase do Vestibular 2019 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que acontece neste domingo (21) atraiu mais de 20 mil inscritos, incluindo 14 mil estudantes de fora da cidade. A data da prova coincidiu com outros dois grandes eventos que a município sedia neste final de semana: a décima etapa da Stock Car e a 39ª edição do Potro do Futuro, competição promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). A movimentação de cerca de 25 mil visitantes acabou lotando os leitos dos hotéis londrinenses e obrigou centenas de estudantes a buscarem hospedagem em municípios vizinhos, como Cambé e Arapongas.
"Infelizmente, não conseguimos atender a vários vestibulandos que nos ligaram tentando reservar um quarto. Fomos obrigados a indicar hoteis de Cambé e até de Maringá para que eles pudessem encontrar alguma vaga", relata o empresário Bruno Veronesi, proprietário do Hotel Crystal. "É uma pena, pois isso acaba gerando um desconforto para os estudantes que além da preocupação com as provas ainda têm que se preocupar com a locomoção de outras cidades até Londrina", completa.
Uma das soluções apontadas pelo Londrina Convention Bureau para evitar a superlotação seria que as provas do vestibular voltassem a ser aplicadas no início do ano, como acontecia anteriormente. "Já pré-agendamos uma reunião com o reitor da UEL para sugerir que o vestibular volte a acontecer no mês de janeiro, período de baixa procura na rede hoteleira da cidade. Desta forma haveria condições de atender melhor os estudantes", afirma Arnaldo Falanca, diretor executivo da entidade.
Segundo ele, Londrina oferece atualmente com aproximadamente sete mil leitos distribuídos em 54 hotéis e pousadas. "Os visitantes contam ainda com mais cerca de 450 leitos disponibilizados pelo site de hospedagem Airbnb. Londrina é uma cidade muito acolhedora e conta uma boa estrutura para atender os visitantes. É necessário apenas que o cronograma de eventos seja bem distribuído ao longo do ano. Tentamos negociar com a mudança de datas com os promotores da Stock Car e com representantes da ABQM, mas não houve sucesso", argumenta.
Falanca enfatiza que a superlotação pode ser considerado um 'bom' problema para a cidade. "O Ministério do Turismo estima que cada turista gaste, em média, R$ 350 por dia, durante suas viagens. Esse valor é distribuído entre hoteis, espaços gastronômicos, táxis, Uber e lojas, principalmente de shoppings. Diversos segmentos de Londrina acabam lucrando com essa movimentação de visitantes", enfatiza.
Além da movimentação econômica, o vestibular da UEL mobiliza milhares de trabalhadores a cada edição. "Neste ano, por exemplo, cerca de dois mil profissionais estarão atuando para que o vestibular aconteça com tranquilidade", salienta Sandra de Oliveira, coordenadora da Coodernadoria de Processos Seletivos (Cops) da instituição.
Conforme dados da Cops, mais de 20.150 inscritos devem participar da 1ª etapa do Vestibular 2019. Deste total, 7.536 candidatos são de Londrina, 4543 são de outras cidades paranaenses e o restante são de outros Estados, incluindo o Amapá, Acre e Amazonas.
Os vestibulandos concorrem a 3.085 vagas. Neste domingo (21), os estudantes são submetidos a uma prova objetiva de 60 questões de Conhecimentos Gerais, com temas relativos a Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.
Os portões dos 29 locais de provas serão abertos às 13h20 e fechados pontualmente às 14 horas, mas a organização do concurso aconselha aos candidatos que cheguem às 12h30.


