Falta manutenção em quadras e campos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de março de 2012
Vítor Ogawa <br> <br> Reportagem Local 
Londrina - Quadras poliesportivas e campos de futebol públicos em Londrina estão com seus equipamentos malconservados e precisando de manutenção. A Reportagem da FOLHA percorreu alguns dos espaços públicos destinados à prática esportiva na cidade para verificar as condições dos equipamentos e constatou que alguns precisam de reformas por não apresentarem condições mínimas de uso.
A Praça Padre Roberto Salles, localizada no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali (Zona Norte), por exemplo, possuía uma quadra poliesportiva que hoje está totalmente impossibilitada de ser utilizada. O local já teve infraestrutura completa, com banheiros, vestiários, alambrados, muros, tabelas de basquete, traves e uma quadra plana, mas o que se vê hoje é um quadro desolador, com o piso da quadra totalmente deformado e desnivelado, mato tomando conta do espaço e sem tabelas de basquete. Os banheiros e vestiários foram demolidos e os alambrados e muros sumiram.
O funcionário público estadual Ivan Marcelo de Castro mora em frente à quadra e critica o descaso com o local. ''O prefeito deveria cuidar melhor daqui, reformar o local, pois atualmente o espaço está sendo frequentado por consumidores de drogas e isso tem influenciado na segurança de nossas casas'', aponta.
Na Avenida Castelo Branco com a Rua Vicente de Carvalho, no Jardim Presidente (Zona Oeste), o que se vê é que a quadra poliesportiva está abandonada, sem tabelas para a prática de basquete, sem traves para se jogar futsal, com o piso de concreto irregular e o alambrado danificado. O aposentado Jorge Fernando relata que o espaço tem sido mal aproveitado.
''O máximo que eles fazem é a limpeza do vale, mas nunca vi movimentação alguma para arrumar a quadra.'' Ele ressalta que o local precisa de mais iluminação e que atualmente apenas grupos de teatro utilizam o espaço para ensaios.
Os maiores prejudicados com a falta de manutenção dos equipamentos esportivos públicos são as crianças e adolescentes. O estudante João Victor Cardoso dos Santos, de 12 anos, costumava jogar bola em um campo de futebol na Rua Marechal Hermes da Fonseca, no Jardim Hedy (Zona Oeste), mas relata que as traves que existiam no local sumiram e que a falta de um alambrado adequado faz com que um chute mais forte acabe fazendo a bola cair no córrego ao lado.
''É o único campo que tem aqui por perto que eu posso usar'', reclama. O avô dele, o técnico em eletricidade Luiz Carlos Cardoso, relembra que entre os anos 1973 e 1985 utilizou muito o espaço. ''Naquela época o espaço funcionava bem, era mais bem cuidado, mas agora o meu neto não consegue utilizar o local e a gente precisa recorrer aos clubes da cidade para que ele possa jogar bola.''
A quadra poliesportiva localizada na Praça Avelino Vieira, ao lado do Shopping Com-Tour (Zona Oeste), está com um piso bem conservado, mas as tabelas de basquete já não existem mais. O alambrado está danificado e os sanitários, com os vidros quebrados, permanecem o tempo todo trancados.
Segundo o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Vilalta, o órgão aguarda a aprovação da Câmara Municipal para utilizar o superavit do ano passado para realizar a reforma de quatro quadras. ''Entre as quadras previstas para serem reformadas este ano, caso a Câmara aprove a utilização dos recursos, estão a do Jardim Presidente, a do Distrito da Warta, a do Heimtal e a do Parque Guanabara.''


