Até 2014, o município de Guaraqueçaba (Litoral) não havia atendido nem metade das metas previstas nos planos Nacional e Estadual de Educação. A cidade ocupa o último lugar na pesquisa realizada pelo TCE. A administração municipal investe R$ 5.805 por aluno por ano. No entanto, o índice que mede a eficiência da aplicação dos recursos ficou em 0,375. A classificação varia de 0 a 1, sendo 1 a mais eficiente.
O secretário de Educação de Guaraqueçaba, Thomas Victor Lorenzo, afirmou que a extensão territorial da cidade atrapalha a logística e o planejamento. "Somos o terceiro ou quarto em extensão territorial com uma população de 7.800 habitantes, incluindo a zona rural. Com isso, o custo para manter toda a rede de ensino é muito maior se comparado a outros municípios menores. Esse resultado não nos surpreende. Ele não seria muito diferente do nosso IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]. Sempre estamos entre os últimos do Estado", lamentou.
Conforme o IBGE, Guaraqueçaba possui área total de 2 mil km quadrados. A extensão territorial de Curitiba, por exemplo, é de 435 km quadrados.
Em 2010, o IDH do município, índice que considera fatores relacionados à saúde, educação e renda, ficou em 0,587 e foi o 396º entre as 399 cidades do Estado.
"Temos um custo elevado em todas as áreas. Temos 28 escolas para 749 alunos. Há comunidades com apenas dois alunos porque é impossível oferecer transporte escolar. Há locais em que as crianças enfrentam duas horas de barco e mais a estrada de terra a pé. Temos salas multisseriadas (em que um professor, na mesma sala, trabalha com alunos que estão em séries diferentes). As pequenas comunidades são as que acabam sofrendo mais", alegou. Segundo ele, duas escolas do município atendem 150 alunos.(V.C.)

mockup