Falta de conservação provocou desabamento do telhado de supermercado, conclui laudo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de julho de 1999
Por Marcus Lopes 
São Paulo, 15 (AE) - A falta de conservação no prédio do supermercado Pão de Açúcar na Rua Tabapuã 1.033, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, provocou o desabamento de parte do telhado do edifício, no dia 7 de maio. A conclusão é do laudo realizado pelo Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil
que foi apresentado hoje. Segundo o laudo, fatores ligados ao acúmulo de águas pluviais comprometeram a parede que sustentava as vigas de madeira (tesouras) do telhado.
O laudo, de 22 páginas, aponta diversos fatores que contribuíram para a queda de cerca de um terço do telhado, em que 14 pessoas ficaram feridas. Amostras de peroba rosa da sexta viga de sustentação revelaram que a madeira estava comprometida. "As constantes infiltrações de águas pluviais e, por consequência, a umidificação da parede, proporcionaram o aparecimento de fungos apodrecedores e que amoleceram a madeira", explicou o diretor do IC, Valdir Santoro. De acordo com Santoro, a umidade fez com que a parede do lado direito do edifício não suportasse a viga de madeira, que acabou desabando.
Outro fator que contribuiu para o acúmulo de água, segundo Santoro, foi o fato de não haver uma separação entre o supermercado e o prédio vizinho. No caso, a infiltração foi agravada pelo fato da calha que existia entre os dois prédios ter sido alterada do curso original. "Constatamos que a rede de água pluvial desviada pode ter ocasionado vazamentos junto à base da sexta tesoura principal", disse Santoro. O diretor do IC descarta a hipótese de sabotagem ou movimentação progressiva da estrutura decorrentes de vibrações na rua. As infiltrações, segundo o laudo, deveriam estar ocorrendo há cerca de oito anos.
Segundo o diretor do Núcleo de Engenharia do IC, Edgard Conrado Engelberg, o acidente poderia ter sido evitado, caso fossem feitas adaptações no telhado do Pão de Açúcar. "Possivelmente a calha que existia entre o supermercado e o prédio vizinho estava subdimensionada", comentou Engelberg. O laudo foi enviado hoje para o 15º Distrito Policial (Itaim Bibi)
onde o caso está sendo investigado. Os peritos não comentaram de quem seria a culpa pelos problemas detectados pela perícia. Porém, eles lembraram que, em 1995, foi apresentado um laudo particular realizado pelos donos do prédio onde estava registrado que a estrutura do telhado metálica, e não de madeira.


