Falhas técnicas atrasam início de obra
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Lúcio Flávio Moura <br> Reportagem Local 
Londrina - Com direito a palco instalado, tráfego bloqueado, banda de música, faixas com cumprimentos dos comerciantes e discursos de nomes do primeiro escalão da administração municipal, há três semanas a solenidade de lançamento das obras da nova Avenida Maringá provocou expectativa entre os comerciantes e moradores da região.
Porém, falhas técnicas da Prefeitura emperraram a autorização da Caixa Econômica Federal para a administração municipal começar a obra. Em 23 de junho, data da solenidade, o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Reali, estipulou prazo de 10 dias para o início dos trabalhos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura falhou duas vezes no trâmite burocrático para que o banco autorizasse a Prefeitura a assinar a ordem de serviço da obra, que vai ficar sob responsabilidade da construtora Axial, de Londrina, vencedora do processo licitatório.
A primeira falha ocorreu no preenchimento da planilha de custos, que teve de ser refeita. A segunda falha ocorreu na assinatura da declaração da administração municipal de que o processo licitatório respeitou a Lei Federal 8.666, que rege as concorrências públicas.
De acordo com a legislação, a declaração deveria ter sido assinada ou pelo prefeito ou pelo procurador jurídico ou pelo controlador, o que ainda não havia acontecido até o final da tarde de ontem, conforme a assessoria de comunicação da Caixa.
Por sua vez, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que uma nova declaração seria encaminhada ainda ontem à Caixa. A promessa é que, com a homologação do processo licitatório, as obras comecem já na semana que vem, garantiu a assessoria.
Os recursos para a revitalização da avenida - R$ 1,4 milhão - são, em grande parte, sobras de dotação orçamentária federal para recapeamento e reforma de praças depositadas no banco desde 2006.


