Fabricantes de salgadinhos estão na mira do Procon
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de março de 2004
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- A Coordenação Estadual de Defesa do Consumidor (Procon) do Paraná decidiu ampliar as investidas contra fabricantes de salgadinhos que usam imagens de bebidas alcoólicas em suas embalagens. Outras quatro empresas estão sendo alvo de processos. Contra três delas, o órgão informou que irá aplicar multa cautelar de R$ 1,64 milhão. A outra empresa está sendo multada em R$ 300 mil.
O Procon do Paraná entende que há indução ao consumo de bebida alcoólica, principalmente de crianças e adolescentes, que seriam os grandes consumidores desse tipo de alimento. Desta vez, as irregularidades são apontadas nas embalagens dos salgadinhos: ''Torcida'', Comércio de Doces Lucky Ltda.; ''Gnash'', da Dori Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios; e ''Beernuts'', fabricados pela Oetker Produtos Alimentícios Ltda.
O Procon também autuou a Cinemark e deve abrir processo administrativo, que poderá resultar em multa de cerca de R$ 300 mil, por indução ao consumo de bebida alcoólica em pacotes de pipoca comercializados em cinemas.
No início do ano, a Pepsico, fabricante dos salgadinhos Elma Chips, foi multada pelo Procon em mais de R$ 2 milhões por causa da imagem de um copo de cerveja na embalagem do salgadinho Pingo D'Ouro Agito. Ontem, o coordenador do Procon no Estado, Algaci Túlio, confirmou que no parecer final do processo foi mantida a multa. A empresa recorreu e está aguardando análise do secretário de Estado da Justiça, Aldo Parzianello.
Túlio disse que, apesar da empresa ter retirado o salgadinho do mercado e modificado a embalagem, a ''lesão ao consumidor fica caracterizada'', por isso, a manutenção da multa.
A Folha não conseguiu contatos com as empresas acusadas pelo Procon de estimular o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens.


