Fábrica da Mercedes em Campinas pára produção por 29 dias
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de março de 1999
Por Milton Bridi 
Campinas (SP), 30 (AE) - A unidade da Mercedes Benz em Campinas (SP), que produz plataformas de õnibus, vai parar as suas atividades por um período de 29 dias. A empresa, inicialmente, vai conceder folga de 12 dias para 360 dos 400 funcionários do setor. A medida entrou em vigor na última segunda-feira e se estenderá até o dia 9 de abril.
A multinacional anúnciou também que a partir do dia 12 de abril todos os 400 funcionários da linha de produção estarão em férias coletivas até o dia 26 de abril. É a segunda vez, este ano, que a Mercedes Benz paralisa a linha de produção. A primeira foi no mês passado, quando a empresa concedeu seis dias de férias para todos os 1.100 funcionários da unidade.
A empresa alegou queda nas vendas para tomar as medidas. A unidade instalada no município vendia em média, até o final do ano passado, cerca de 150 plataformas de ônibus por mês. A montadora informou, através de sua Assessoria de imprensa, que este ano o número de pedidos não ultrapassou de 15 por mês.
A unidade de Campinas reduziu, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, em cerca 75% seu quadro de funcionários nos últimos dois anos. O presidente do sindicato, Gerardo Mendes de Melo, teme que a exemplo do que ocorreu em fevereiro, outras empresas concedam folgas de férias. (No mês passado sete empresas paralisaram as atividades e mais de cinco mil funcionários ganharam folga forçada.


