Os sabores da produção rural estão bem representados na ExpoSabores, um espaço localizado em frente ao Pavilhão Alípio Ferreira de Castro, no Parque de Exposições Ney Braga, onde acontece a ExpoLondrina 2022. No local, o visitante vai encontrar delícias como geleias, embutidos, patês, mel, cafés, queijos, suculentas, doces caseiros e artesanatos.

Entre os participantes está o casal Samuel Cambefort e Lívia Trevisan, proprietários da Estância Baobá, produtora de queijos, doces de leite e licores. Participando pela quinta vez da ExpoLondrina, os produtores esperam repetir os resultados de anos anteriores. “As vendas sempre aumentaram depois de participarmos da feira, por isso as expectativas são boas”, diz Cambefort, destacando que três dos 14 tipos de queijos de leite de vaca e cabra produzidos na Estância (boursin de páprica defumada, boursin de cramberry e amêndoas e requeijão de corte) foram premiados na Expo Queijo, concurso internacional realizado em Araxá (MG).

LEIA MAIS: Expo agrada público fiel ao apostar em atrações tradicionais

Cambefort, que é francês, e Trevisan começaram a produção no sistema de agroecologia há sete anos e atualmente a propriedade, localizada em Jaguapitã encontra-se em processo de certificação orgânica. Nesta edição da feira os produtores oferecem também a opção de tábuas de queijos e embutidos, por meio de parceria com a Central Carnes, de São Martinho, voltadas acima de tudo a profissionais da gastronomia.

LEIA MAIS: Após 2 anos e sem governador, Expo volta com foco na inovação

Outra novidade da Expo Sabores é a presença de frutas exóticas e de padrão superior. São quase 40 variedades, muitas delas importadas de países como Uruguai, Chile, Nova Zelândia, Israel e Peru. Entre as delícias, é possível encontrar pitaya amarela, lichia dourada, kiwi com banana, pera com maçã, maracujá do Cerrado, siriguela, romã, uva moscato e tâmara, entre outras. “Todo mundo fala bem desta feira e nossa expectativa, principalmente nesse momento de retorno dos eventos, é grande”, revela o expositor Juarez Dolabella, que veio de Holambra para mostrar suas frutas especiais.

Café das Mulheres

Presente na Expo Sabores e na Via Rural (Fazendinha), a Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé) participa pela segunda vez da ExpoLondrina com produtos cultivados e processados apenas por mãos femininas em 11 municípios do Norte Pioneiro e Vale do Ivaí.

Uma das marcas de café especial oferecidas no evento é o Café das Mulheres, produzido coletivamente por 250 produtoras desde 2019. “É uma alegria ver que o público está aceitando bem o café especial, produto que traz uma história. Por meio deste projeto estamos dando visibilidade ao trabalho das mulheres em todo o processo do cultivo e comercialização de um café de qualidade”, afirma Thaís Cristina Machado Vidal, secretária da Amucafé e produtora do município de Japira.

LEIA TAMBÉM: Economia solidária realiza feira de Páscoa

Segundo o diretor comercial da Sociedade Rural do Paraná, David Dequech Neto, o Pavilhão Internacional e a Expo Sabores são iniciativas para oferecer ao público o maior número possível de atrações. “São espaços que dão oportunidade a pequenos produtores de mostrarem e comercializarem seus produtos e que são um complemento deste mix oferecido na feira. O Pavilhão Internacional, por exemplo, já é uma tradição do evento, onde o público encontra itens que muitas vezes não são encontrados no comércio local”, lembra Dequech. (Com assessoria de imprensa da ExpoLondrina)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.