Neste sábado (6), centenas de famílias escolheram visitar a 62ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina para ver de pertinho as atrações desta edição.

Do portão principal e em todas as áreas do Parque, há uma distribuição equilibrada de opções de lazer, gastronomia, cultura e acesso à informação para a população durante os 10 dias de evento - que segue até o próximo domingo (15).

ANIMAIS PARA VER DE PERTINHO

Entre as atrações da tarde de sábado, ver os suínos, suas crias e conhecer mais sobre a qualidade da carne de porco foi uma escolha feliz para muitos grupos que estiveram no Parque Governador Ney Braga. Degustar a pururuca, tornou o passeio mais gostoso para muitos.

Moradora de Tamarana, a merendeira Romilda Souza, 56 anos, convidou a irmã Rosilene e as sobrinhas Julia e Maria Helena para o passeio. Eles moram em Ortigueira. "É imperdível", comentou.

As meninas fizeram questão de subir nos maquinários mais modernos , assim como nas viaturas da Polícia Rodoviária, dando sinal de bastante interesse e curiosidade por tanta coisa diferente que não faz parte do dia a dia.

A servidora pública Joelma Carlotto, 45 anos, fez as vezes de guia de seus familiares. Bastante motivado, o grupo iniciou o passeio degustando uma legítima salsicha alemã e aprovou com recomendações.

"Vamos voltar no outro fim de semana porque meu marido quer olhar com calma a parte dos carros e lançamentos. Mas hoje é dia de as crianças verem os bichos e brincarem até cansar", sorri.

Família de  Romilda Souza veio de Ortigueira para ver a Expo de perto
Família de Romilda Souza veio de Ortigueira para ver a Expo de perto | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

PLANTAS PARA CASA

Os amantes da jardinagem e do paisagismo também encontram na Expo o seu lugar. Com mais de 15 anos de atuação no ramo, José Antônio Machado apresenta aos visitantes plantas tão belas que são capazes de fazer do convidado, um pesquisador.

No mínimo curiosa, lá está a orquídea Wanda, uma variedade de raízes aéreas que gosta de umidade. Há exemplares da flor- morcego, variedades de ornamentais raras, antúrios amarelos, azuis e lilás, a Ceropegia sandersonii, conhecida como a flor paraquedas, além da begônia venosa.

Jocelaine Ribeiro Mendonça e os antúrios coloridos: variedades diferentes enchem os olhos
Jocelaine Ribeiro Mendonça e os antúrios coloridos: variedades diferentes enchem os olhos | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

EXPO PET NA EXPO 2024

A 1ªedição da Expo Pet confirma a importância dos animais no cotidiano das famílias. E também traz indicativos de um mercado consolidado na região.

De acordo com o responsável comercial pela Expo Pet, Luciano Costa, essa primeira participação contou com um ano de planejamento e as instalações demonstram que a parceria veio para ficar.

"Uma estrutura que conta inclusive com um hospital durante toda a feira, o Tevah Hospital Veterinário", explica. "Além disso, há a exposição de pequenos animais para comercialização como cães, gatos, hamsters e animais exóticos".

Ainda nesse universo pet, uma novidade na Expo 2024 é a permissão da entrada de animais de estimação. Sim. Agora somos 'pet friendly', sendo necessário apresentação a carteira de vacinação do animal.

Do ponto de vista da expositora da Snow Dog, de Arapongas, Isabela Rebello, essa é uma forma de acolhimento. "Cada dia mais vemos como os pets estão integrados ao convívio familiar e essa permissão é positiva", pensa.

Na companhia de Snow, de oito meses, Rebello também reconhece que os animais exigem tutores sociáveis. "É normal que as pessoas se encantem, olhem e queiram passar a mão e brincar", observa.

O cachorro Snow, de Isabela Rebello, se diverte na piscina de bolinhas na 1ª Expo Pet
O cachorro Snow, de Isabela Rebello, se diverte na piscina de bolinhas na 1ª Expo Pet | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

CUIDANDO DAS PESSOAS

Presente à Expo pelo quinto ano, o Hospital Universitário de Londrina está presente nesta edição em um espaço de 300 metros quadrados e 54 ações representativas sobre os serviços do Serviço Único de Saúde (SUS) - disponíveis aos usuários.

De acordo com a assiste social Argéria Serraglio Narciso, é uma oportunidade de a população conhecer mais sobre seus direitos e todos os serviços disponíveis a elas.

A Superintendente do HU, Vivian Feijó, ratificou a estrutura instalada durante a Expo e o significativo número de visitantes. "São serviços altamente qualificados à disposição via SUS e de utilidade pública. E estar aqui é se aproximar da comunidade e divulgar ainda mais os serviços que o Estado oferece."

Em relação aos cuidados oferecidos aos servidores do HU, Feijó destacou a importância da atenção à saúde do colaborador e trouxe para esta edição da feira às demonstrações de terapias integrativas oferecidas aos colaboradores.

Aromaterapia, auriculoterapia e cadeiras de massagem estão no espaço para que os visitantes tenham a experiência de serem cuidados também.

A superintendente do HU, Vivian Feijó, e a assistente social Argéria Serraglio Narciso: espaço de saúde em destaque
A superintendente do HU, Vivian Feijó, e a assistente social Argéria Serraglio Narciso: espaço de saúde em destaque | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

O FRESCOR DA FAZENDINHA

Entre os visitantes que chegam para estrear na Expo, estão Jaci Oliveira e seu marido Carlos Oliveira, da Mãe Lua - Fruto da Terra.

Frutas desidratadas como banana-passa e abacaxi podem ser degustados no estande.

Em atividade há três anos, o casal explica que foi contemplado com o Selo Orgânico e que a produção segue o sistema de plantio agroflorestal e um sistema biodinâmico que respeita as fases da lua.

Também na Fazendinha e em sua primeira participação, o Yellow Delly traz da região do Limoeiro para a Expo o mate gelado que atrai para o seu restaurante pessoas de Londrina e região.

De acordo com a integrante do grupo, Drorah, já havia anos em que a presença deles era solicitada. "Trouxemos os pães de fermentação natural, mel, cookies e para o próximo ano pensamos em trazer os sanduíches", adianta.

Jaci e o marido Carlos Oliveira, da Mãe Lua: frutas desidratadas para venda e degustação
Jaci e o marido Carlos Oliveira, da Mãe Lua: frutas desidratadas para venda e degustação | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha