Curitiba, 23 (AE) - Uma máquina autoclave, utilizada para esterilizar equipamentos hospitalares, explodiu ontem (22) à noite na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, a 120 quilômetros de Curitiba. Duas funcionárias do hospital ficaram levemente feridas. Segundo a administradora do hospital, Sheila Mainardes, aproximadamente 200 metros quadrados da construção foram danificados e vários equipamentos, destruídos. Calcula-se que o prejuízo ultrapassará R$ 500 mil.
A Santa Casa precisou suspender as cirurgias. "Ficarão suspensas até que possamos nos reorganizar", disse Sheila. Em média, são realizadas 400 cirurgias por mês no hospital. As cerca de 150 pessoas que estão internadas na Santa Casa continuam recebendo atendimento, mas a esterilização dos equipamentos precisa ser realizada em outros hospitais da cidade.
A administradora acredita que houve um defeito na máquina autoclave. Com cinco anos de utilização, ela vinha recebendo manutenção. Outras duas máquinas semelhantes também foram destruídas. Todos os armários, peças e roupas cirúrgicas que estavam próximos, além de dois elevadores, foram danificados. As paredes e o piso do setor apresentaram muitas rachaduras. Os vidros das janelas quebraram-se.
A administradora disse que a Santa Casa vai iniciar uma campanha para arrecadar dinheiro e reconstruir o hospital, que é o maior da região.

mockup