Brasília, 15 (AE) - O Ministério do Exército está preparado para embarcar os 50 homens do Batalhão da Polícia do Exército de Brasília, que irão integrar a força multinacional para defesa do povo do Timor Leste, no próximo sábado, às 14 horas.
Eles seguirão para o Rio de Janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira e de lá, para a Austrália, à noite, também em um avião da Aeronáutica (707), onde irão se integrar às demais forças que comporão a missão internacional, preparada pelo conselho de segurança da Organização das Nações Unidas.
O anúncio oficial da data de embarque dos militares, que serão comandados por um capitão, depende apenas da solução de questões burocráticas. Algumas vacinas já foram providenciadas e aplicadas no pessoal selecionado. No entanto, restam outras, contra doenças específicas que existem na região para onde os soldados embarcarão, que serão aplicadas até amanhã.
Também está sendo preparada a retirada de passaportes dos militares que não o possuem, além de outros trâmites burocráticos para a participação desse tipo de missão.
Nesta quarta-feira (15), parlamentares que participam da Comissão de Defesa Nacional da Câmara ainda tentavam negociar, junto ao governo, para que aumente o número de militares destacados para integrar a força de segurança.
O Ministério da Defesa, no entanto, continuava trabalhando apenas com os 50 militares - sete oficiais e 43 entre sargentos, cabos e soldados.
Além de pessoal de combate, um oficial médico e um dentista também participarão da missão. Esses militares se juntarão aos quatro oficiais que já se encontram na Austrália. A previsão inicial é de que eles permaneçam na missão pelo menos durante quatro meses.
Oficialmente, o envio de tropas tem de ser apreciado pelo Congresso. Em outras viagens de missão de paz, no entanto, as mensagens encaminhadas aos parlamentares não foram apreciadas, e o pessoal, inclusive, já regressou ao país. O Executivo envia também ao Congresso pedido de verba extraorçamentária para financiar a missão.
As estimativas de gasto já estão sendo feitas, mas ainda resta saber que material a tropa levará na viagem. A diária para esse tipo de viagem é de US$ 176.
A missão para a qual os militares estão sendo designados inclui risco de vida, por isso, a unidade escolhida para integrar a força de segurança foi a Polícia do Exército. Esta será a primeira vez que o Brasil participará de uma força multinacional, em que há possibilidade de enfrentamento. Por isso, os militares a serem selecionados integram um pelotão especial da PE.
A previsão inicial era de que os soldados seriam selecionados no Batalhão de Infantaria Motorizada, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, treinados com o objetivo de participar de ações internacionais, principalmente missões de paz.
Com a definição, pela ONU, do tipo de força a ser composta, os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores se mobilizaram para viabilizar o envio de pessoal, que poderá acontecer a qualquer momento.

mockup