O exame do morador de Rolândia de 69 anos que retornou de Manaus (AM), o qual se suspeitava ter contraído a nova cepa do vírus Sars-Cov-2, apresentou resultado negativo. O resultado chegou ao hospital na sexta-feira (5), mas foi divulgado nesta segunda-feira (8). A informação foi fornecida pela assessoria de imprensa do HCL (Hospital do Coração de Londrina), que reforçou a dificuldade para determinar o que fez com que o paciente apresentasse dois exames positivos em um intervalo menor que três meses entre uma infecção e outra.

Paciente continua internado no Hospital do Coração de Londrina.
Paciente continua internado no Hospital do Coração de Londrina. | Foto: Marcos Zanutto/02/05/2012

Uma das hipóteses aventadas é que seja um caso de reinfecção pela mesma cepa do novo coronavírus e a outra possibilidade é de que o primeiro exame de RT-PCR tenha sido um caso de falso positivo, o que em alguns casos pode ocorrer. A assessoria informou que as duas hipóteses são de difícil confirmação, já que seria preciso ter guardado as amostras do material do primeiro exame para fazer a comparação.

A assessoria do HCL informa que o paciente permanece internado e registrou uma piora do quadro. Ele está entubado e sedado, em estado grave.

O paciente teve diagnóstico de Covid-19 confirmado em dezembro e, depois de ter se curado, foi viajar para Manaus (AM) visitar um familiar. Ele retornou ao Paraná com sintomas e nem chegou a retornar para Rolândia, tampouco teve contato com familiares ou amigos daqui da região. Foi direto ao hospital.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Rolândia, para repercutir o resultado negativo, mas foi informada que a pasta ainda não tinha sido informada sobre o resultado do exame.