Rio, 22 (AE) - Cerca de 600 ex-funcionários da Fundação Nacional da Saúde (FNS) invadiram hoje à tarde o prédio da representação do Ministério da Saúde no Rio. O grupo exigia que fosse cumprida a decisão da 24.ª Vara Federal, que determinou a imediata reintegração de 5.730 funcionários da entidade demitidos em agosto pelo ministro José Serra. Também seria expedido mandado de prisão contra o presidente da FNS, Mauro Ricardo da Costa, caso a ordem judicial não fosse cumprida.
Os trabalhadores, conhecidos como mata-mosquitos, eram contratados para serviços de combate à dengue e à febre amarela no Estado. Depois da demissão, o serviço foi transferido para os municípios. "Estamos aqui pressionando para que o cidadão José Serra, que se acha acima da Justiça, cumpra a lei e reintegre todos os contratados porque, se ele não fizer isso, e houver uma epidemia de dengue e febre amarela no verão, é ele que vai responder por crime de responsabilidade civil e dano à saúde pública", disse Maurício Cavalcanti, um dos líderes do Sindicato dos Trabalhadores no Combate às Endemias no Estado do Rio (Sintcerj).
Segundo o consultor jurídico do MS no Rio, Francisco José Feliciano, caso eles não desocupassem o prédio, a polícia seria obrigada a agir. Trinta policiais do 13.º BPM estavam de prontidão no local.

mockup