A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou neste sábado (6) um evento-teste de vacinação contra a Covid-19 exclusivo para profissionais e trabalhadores de hospitais especializados, previamente definidos pela pasta. São profissionais e trabalhadores da saúde que atuam em clínicas e laboratórios particulares e para os autônomos, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros. Londrina se aproxima de 13 mil pessoas vacinadas desde o recebimento das primeiras doses dos imunizantes.

Dos 900 profissionais que poderiam ser vacinados, 770 tiveram os cadastros validados
Dos 900 profissionais que poderiam ser vacinados, 770 tiveram os cadastros validados | Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde de Londrina

A ação foi realizada no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Valéria Veronesi (Centro). De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, dos 900 profissionais que poderiam ser vacinados no evento-teste, 770 tiveram os cadastros validados, 723 realizaram o agendamento e 668 doses foram aplicadas. “ A avaliação até o momento do evento é super positiva. Todas etapas do processo estão sendo avaliadas e até o momento não houve nenhuma dificuldade para cumpri-las, e são exatamente elas que vão nos garantir a segurança, a organização e a eficiência das próximas etapas de vacinação”, destacou Machado. Durante o evento-teste, todos os atendentes estavam munidos com tablets para fazer leituras dos códigos QR gerados no cadastro para dar mais segurança ao processo.

O objetivo do evento-teste é avaliar o sistema de cadastro prévio, que será liberado para os grupos prioritários também neste sábado (6), a partir das 20h, no portal da prefeitura. “O cadastro prévio tem justamente isso como um dos objetivos, os filtros de segurança e análise antes da validação vão nos permitir fazer uma identificação de possíveis pessoas que estejam tentando se vacinar de forma indevida”, explicou o secretário.

Durante o cadastro haverá campos obrigatórios para serem preenchidos. Todos eles serão checados com bancos de dados oficiais de conselhos de classe, de cadastros nacionais de estabelecimentos de saúde e da Receita Federal. No dia da vacinação ainda serão solicitadas aos profissionais de saúde que não foram vacinados a carteira de trabalho registrada ou a cópia do último holerith. Idosos acamados poderão selecionar a opção de serem vacinados em casa devido às dificuldades de mobilidade. Pessoas com mais de 80 anos serão as primeiras a serem vacinadas.

“Outra coisa importante: a vacinação nas próximas etapas não vai ser por ordem de cadastramento, então mesmo para aqueles grupos que vão ter a possibilidade de fazerem seu cadastro prévio a partir de hoje (6), às 20 horas, não precisa haver correria e desespero para o cadastro”, declarou.

Questionado sobre como evitar a vacinação indevida, que tem ocorrido em outros municípios, ele ressaltou que em Londrina, além do cadastro prévio, haverá uma central de inteligência para a análise e validação dos cadastros. “Isso é um item a mais de segurança ao processo. Não posso falar ou responder sobre o que está acontecendo nos outros municípios, até mesmo porque não sei qual o processo que eles implementaram de cadastramento. Mais do que falhas no sistemas, são pessoas que de forma mal intencionadas tentam burlá-lo. Infelizmente”, pontuou.

Questionado sobre a circulação de datas de vacinação falsas, com cronogramas totalmente inventados, ele falou que o vírus das notícias falsas é tão perigoso e nocivo quanto o coronavírus. “Infelizmente, em sua grande maioria das vezes, são (mensagens) bem elaboradas, que acabam gerando esta dúvida na população. Nossa orientação é que as pessoas busquem as informações sobre a vacinação sempre nos meios de comunicação oficiais da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, nos seus sites e redes sociais, bem como nos veículos de imprensa sérios e conceituados na cidade”, declarou.

Todos os profissionais de saúde que ainda não tiverem sido vacinados em seus locais de trabalho, bem como os idosos com 60 anos ou mais, precisam se cadastrar no site da prefeitura (http://www.londrina.pr.gov.br/). “O cadastro irá nos fornecer a noção exata de quantas pessoas precisam se vacinar e garantir mais eficácia nos agendamentos e vacinações futuras, assim que tivermos os próximos lotes disponíveis”, disse. Ao completarem o cadastro, elas receberam uma mensagem de SMS informando o link para o agendamento da vacinação. Em seguida, após confirmarem a data, foi liberado o download do formulário contendo um QR Code, código exclusivo e individual que será utilizado para verificação da identidade e validação do cadastro.