Começou ontem em Londrina o III Congresso Mundial de Odontologia com a participação de mais de 3.400 pessoas, entre profissionais, estudantes e expositores de 22 estados do Brasil e também de outros países. O evento segue até sábado e, além de dentistas, está direcionado a fonoaudiólogos, fisioterapeutas e técnicos dessas três áreas. As inscrições podem ser feitas no Colégio Marista, onde acontece o congresso.
A área de saúde pública concentra boa parte dos temas abordados, incluindo uma discussão sobre a obrigatoriedade da fluoretação da água em cidades brasileiras que tenham estações de tratamento de água. A lei existe desde 1974, mas um projeto de lei do deputado federal Carlos Souza (PL-AM) pretende revogá-la. Porém, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, se mostrou contrário à posição de Souza. Ele defendeu ontem que o flúor na água é uma das principais armas no combate à cárie e por isso deve ser mantido.
Hoje o tema volta à discussão, enfocando a realidade em Londrina. A coordenadora da área de saúde pública no congresso, Maria Celeste Morita, apontou que Londrina tem uma situação privilegiada em número de cáries nas crianças, sendo de um dente com cárie por criança aos 12 anos. Em 1981, esse número era de sete dentes, o que mostra que o flúor presente na água contribuiu para a erradicação da doença. A Organização Mundial de Saúde considera como limite o número de três dentes com cárie por criança. ''O flúor, estando na água, fica constantemente presente na cavidade bucal. É o método mais democrático de promoção da saúde bucal'', enfatizou Maria Celeste.
Também hoje, o professor americano Jorge Sintes dá curso sobre odontologia preventiva. Ele adiantou que a nutrição influi em todos os sistemas do organismo e que a sua importância se dá desde a fase intra-uterina. ''A gestante precisa ter uma boa nutrição, rica em proteínas de origem animal, vitaminas e sais minerais para que a dentição do bebê se desenvolva bem'', apontou.
O professor disse ainda que a amamentação é essencial para o desenvolvimento das estruturas faciais do bebê, destacando que a mamadeira não cumpre essa função. Ele orientou que o ideal é que crianças em fase de desenvolvimento ingiram quatro copos de leite por dia. ''O leite é rico em proteína de boa qualidade, além de sais minerais e vitaminas'', justificou.

mockup