A Alumni UEL (Associação de Ex-Alunos da UEL), promove na quarta-feira (20), a partir das 19h30, um debate sobre a importância da Universidade para o desenvolvimento da nossa região. A transmissão será ao vivo pela internet, pelo canal do Youtube da Alumni UEL (youtu.be/9EN1fCe2GFs). O evento virtual faz parte dos Encontros e Conversas da Alumni UEL e integra a comemoração dos 50 anos da Universidade.

Debate promovido pela Alumni UEL tem apoio do Grupo Folha de Comunicação
Debate promovido pela Alumni UEL tem apoio do Grupo Folha de Comunicação | Foto: Roberto Custódio

Participam da discussão como expositores o reitor da UEL, Sergio Carlos de Carvalho, e o economista e pesquisador Venâncio de Oliveira, que investiga o impacto econômico da Universidade. Como debatedores, estarão presentes a socióloga e professora do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) Ileizi Fiorelli e Tadeu Felismino, jornalista e presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).

“O economista e também professor da UEL, Wesley Venâncio de Oliveira, tem um trabalho de pesquisa em que ele faz um dimensionamento do impacto econômico concreto que a universidade tem na vida da cidade. A ideia é que ele apresente alguns aspectos desse estudo e a gente vai debater com o reitor, como gestor da universidade, essa relação da universidade com a comunidade e como ele sente o impacto da UEL e como isso chega na comunidade”, explicou o médico Gilberto Martin, que é diretor, conselheiro e um dos fundadores da Alumni.

“A gente vai ter, além desses dois debatedores teóricos falando sobre os 50 anos de existência da UEL, dois debatedores que estão vivendo a realidade da cidade mesmo. O Tadeu Felismino, do Ippul; e a educadora e socióloga Ileizi Fiorelli, que vai analisar a disposição da UEL sob o aspecto mais sociológico. O Tadeu tem uma visão um pouco mais focada no serviço público e pode falar um pouco mais dessas características urbanas da cidade. E então a gente acha que fica interessante a discussão.”

Segundo Martin, a UEL tem impacto mesmo em pessoas que nunca pisaram no campus universitário. “Ela não pertence somente à comunidade universitária. Ela pertence à comunidade de Londrina e de toda a região. E muita gente recebe o efeito daquilo que é discutido, pesquisado e desenvolvido dentro da universidade. Então essa live quer trazer essa comunidade para entender tudo isso. Imagine como seria Londrina se não existisse a UEL nesses 50 anos. Será que Londrina seria a cidade que é hoje sem a universidade? Aí a gente começa a ter uma dimensão de qual é o impacto real da universidade na vida da cidade. Mas isso se estende não só para a região, mas para todo o Paraná. A gente sabe que há alunos da UEL espalhados no mundo inteiro, alguns inclusive ocupando posições de destaque em órgãos de pesquisa ou governamentais, inclusive internacionais.”

Martin defende que nenhum país consegue se desenvolver se não tiver uma estrutura no ensino superior aberta à pesquisa e com investimentos para que faça o país se desenvolver. “Veja o que fazem os países que pessoas como o ministro Paulo Guedes têm como referência. Ele vive falando dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Esses países investem maciçamente no setor educacional como um todo e em suas universidades como espaço de pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos que fazem eles evoluírem. Não é à toa que esses países são países mais avançados do que a gente."

Ele ressaltou que ao cortar recursos da universidade e ao tirar dinheiro de pesquisa, como foi feito aqui, é como se o trabalho dos pesquisadores fosse uma coisa secundária. "Eu acho que eles nunca estiveram dentro da universidade ou, quem já esteve, esqueceu o que é uma universidade. Toda vez que você tira dinheiro desse tipo de atividade você está colocando o país no atraso e na condição de mero carregador de pedra. A gente vai ficar apenas trabalhando para os países desenvolvidos sem a capacidade de desenvolver projetos próprios, de desenvolver pesquisa própria e de promover desenvolvimento."

Apontou ainda que essa discussão da importância da universidade vem em um momento oportuno. "Mais do que nunca é preciso valorizar as universidades, principalmente as públicas. Pelo próprio caráter de ser pública, são mais universais e mais abertas à aplicação de recursos voltados para a pesquisa e para o desenvolvimento”, concluiu. O debate tem o apoio da Folha de Londrina.

A Alumni UEL foi criada com o objetivo de congregar os ex-alunos da UEL e defende uma universidade autônoma e transparente; pública e gratuita; inclusiva e laica. A associação quer destacar o papel da universidade na vida de muita gente ao seu redor: das comunidades locais, da cidade de Londrina, da região e do Paraná.

SERVIÇO:

Debate: “A importância da UEL para o desenvolvimento de Londrina e região”

Data: 20 de outubro – quarta-feira

Horário: 19h30

Canal do YouTube da Alumni UEL: youtu.be/9EN1fCe2GFs

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.