Europeus acham vapor de água em Titã
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de abril de 1998
DPA 
A Agência Espacial Européia informou ontem que o Observatório Infra-Vermelho Espacial (OIE) descobriu vapor de água em Titã, a maior das luas do planeta Saturno. O diretor da entidade, Roger Bonnet, disse que, através do observatório pôde-se descobrir também galáxias infra-vermelhas muito distantes da Terra. O OIE, colocado em órbita por um foguete Ariane, continua proporcionando informações, mais de um ano depois de expirar sua vida útil de 18 meses.
O descobrimento de vapor de água em Titã permite comparar esse satélite de Saturno com os primeiros estágios de desenvolvimento da Terra, disse Bonnet. A lua de Saturno tem uma densa atmosfera de nuvens de cor alaranjada que contêm substâncias orgânicas semelhantes àquelas das quais surgiu a vida na Terra, há 4 bilhões de anos, segundo a informação. O vapor de água aumenta a importância de Titã. Sabíamos que na atmosfera havia monóxido de carbono e anídro carbônico, de modo que esperávamos encontrar também vapor de água, disse Athena Coustenis, uma das astrônomas do projeto OIE. Agora que acreditamos tê-lo achado esperamos compreender melhor a química orgânica de Titã e também as fontes de oxigênio no sistema de Saturno, disse.
A sonda Huygens, construída pela ESA e que em 2004 deverá descer de pára-quedas em Titã, se encontra atualmente a caminho de Saturno na sonda Cassini, lançada pela NASA no ano passado. Os resultados obtidos pelo observatório OIE superaram todas as expectativas, porque ele está capacitado para descobrir estrelas, galáxias e buracos negros na parte infra-vermelha do espectro, invisível para os telescópios óticos.


