Euforia pode elevar preço das ações, diz Greenspan.
Washington, 22 (AE-DOW JONES) - O presidente do Fed, Alan Greenspan, disse que permanece preocupado a respeito do aumento nos preços das ações norte-americanas. Apesar destes ganhos terem sido apoiados por aumentos na produtividade, o perigo permanece, afirmou. "O perigo é que nestas circunstâncias, uma extensão eufórica dos fatos recentes podem levar os preços das ações a níveis que são insuportáveis, mesmo se os riscos no futuro se tornarem relativamente pequenos", declarou o presidente do Fed.
Pela primeira vez, Greenspan jogou luz sobre a decisão do Fed de elevar as taxas de juro dos EUA pela primeira vez em dois anos, na reunião do Fomc do dia 30 de junho. Ele afirmou que o Fed tinha uma razão para orientar o viés a favor de aumentar as taxas de juro depois de subir a taxa dos Fed Funds em 0,25 ponto porcentual para 5%.
Greenspan disse que o Fomc "não acredita que sua pequena elevação na taxa dos Fed Funds vá impedir os riscos inflacionários. Porém, dadas as incertezas cercando os fatos tanto no lado da oferta como da demanda na economia, o Fomc não quis passar a impressão de que estava comprometido a curto prazo a subir mais as taxas de juro.
Ao invés disto, o Fomc julgou que seria necessário avaliar os dados mais recentes por mais sinais de que desequilíbrios na inflação possam surgir", declarou.





