EUA e Otan prontos para agir em Kosovo
Washington, 19 (AE-DOW JONES) - O presidente dos EUA, Bill Clinton, afirmou hoje (19) que as forças armadas americanas e da Otan estão preparadas para atacar a Sérvia por causa de sua recusa em assinar um acordo de paz a respeito da rebelião em Kosovo.
Falando em entrevista coletiva em Washington, Clinton disse que apenas a "intransigência" do presidente sérvio, Slobodan Milosevic, "está atrapalhando o caminho da paz", e que o líder sérvio tem sido advertido pela Otan para "acabar com sua intransigência e repressão ou encarar ações militares".
O presidente dos EUA disse que 40 mil soldados sérvios estão em Kosovo, mas avisou que os EUA e seus aliados estão prontos para entrar em ação. "Nossos aliados estão fortemente unidos a respeito disso. Estamos preparados, e eles também estão, para levarmos isto adiante".
Representantes da maioria étnica de Kosovo, a albanesa, assinaram um plano de paz que dá autonomia parcial à região, mas a Sérvia se recusa a assinar o pacto.





