Dois novos estudos indicam que pessoas que dirigem carros caros e chamativos se comportam pior no trânsito. Uma das pesquisas foi feita na Universidade de Nevada, em Las Vegas (EUA).

Segundo reportagem da CNN, os pesquisadores fizeram um levantamento filmando e analisando o comportamento de motoristas quando voluntários atravessavam ruas.

Uma das conclusões é que a cada US$ 1.000 (R$ 4.435) a mais que a pessoa gasta em um carro, a chance dela parar para um pedestre atravessar diminui em 3%.

Outro estudo finlandês, publicado no Journal of Transport and Health em janeiro, constatou que homens que possuem carros chamativos têm maior probabilidade de serem "argumentativos, desagradáveis e antipáticos", segundo a CNN.

A pesquisa foi realizada com 1.892 motoristas da Universidade de Helsinque. "Eu notei que os que têm maior probabilidade de passar por sinal vermelho, que não dão lugar a pedestres e que geralmente dirigem de forma imprudente e rápida demais eram os que dirigiam carros alemães velozes", disse Jan-Erik Lönnqvist, da Universidade de Helsinque, em comunicado à imprensa.

Para realizar o estudo, ele criou um teste de personalidade. "As respostas foram inequívocas: homens egocêntricos que são argumentativos, teimosos, desagradáveis e antipáticos têm muito mais chances de possuir um carro de alto status como Audi, BMW ou Mercedes", afirma ele.

"Esses traços de personalidade explicam o desejo de possuir produtos de alto status, e os mesmos traços também explicam por que essas pessoas violam as regras de trânsito com mais frequência do que outras", complementa Lönnqvist.

Para o seu estudo, o pesquisador citou outras pesquisas que indicavam que os motoristas de veículos caros têm maior probabilidade de desrespeitar as regras de trânsito ou dirigir de forma imprudente.

Por outro lado, Lönnqvist descobriu que pessoas classificadas no teste como conscientes também procuram modelos de carros caros.

"Pessoas com esse tipo de personalidade são, em regra, respeitáveis, ambiciosas, confiáveis e bem organizadas. Eles cuidam delas e de sua saúde e costumam ter um bom desempenho no trabalho."