Curitiba - A qualidade de ensino no sistema público é reflexo de um confronto de interesses. De um lado, a sociedade, os governos e sindicatos e do outro as escolas. Esta é a constatação de Renato José Casagrande, administrador, educador e mestre em administração com linha de pesquisa em gestão educacional, que desenvolveu um trabalho de pesquisa, em 2001, em três escolas da rede pública estadual em Curitiba. Casagrande identificou diferentes pontos de vista sobre a gestão escolar, que dificultam ou impedem a melhoria na qualidade da educação.
Uma das conclusões é de que os valores educacionais predominantes nas escolas públicas não são conhecidos, neste caso em específico, pelo governo do Estado, motivo pelo qual os projetos educacionais da Secretarias de Estado da Educação não têm sucesso nas escolas públicas. ''Os valores e formas de planejamento nas escolas públicas (objeto da pesquisa) são pouco profissionais. Não há continuidade nas metodologias adotadas. Não há costume em sistematizar e registrar projetos.''
As escolas, segundo Casagrande, demonstraram interesse em dividir a responsabilidade com a sociedade, mas, em contrapartida, os professores não aceitam a participação dos pais no processo pedagógico. ''A baixa auto-estima dos professores foi o que mais chamou a atenção. Eles sentem-se impotentes para atuar nas escolas nos dias de hoje, embora o sindicato e o governo valorizem a profissão'', conta Casagrande.
A posição dos professores e do sindicato é de que só haverá uma melhora na qualidade do ensino público quando houver aumento salarial. A pesquisa também revelou que muitos dos interesses coorporativos defendidos pelo sindicato, como férias de 60 dias, têm prejudicado a qualidade de ensino. ''A briga entre o sindicato, o governo e a sociedade desvia a atenção do ponto mais importante em toda a discussão, o aluno.''
O trabalho de pesquisa de Casagrande, resultado de uma tese de mestrado, que detectou como pontos cruciais na piora da qualidade do ensino público a falta de planejamento e o desestímulo dos professores com a profissão, foi premiado e transformado em livro. ''Valores organizacionales: una análisis en el contexto educativo'' será distribuído nas escolas públicas associadas à Unesco na América Latina. Em Curitiba, já foram distribuídos cerca de 100 exemplares. Segundo Casagrande, até o final do ano, as escolas públicas de outros municípios do Estado deverão receber o estudo.

mockup