Estudante é libertado por sequestradores no Rio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de agosto de 1999
Por Andreia Maia 
Rio, 18 (AE) - Após uma semana em cativeiro, o estudante e comerciante Pablo Vidal, de 20 anos, foi libertado hoje de madrugada por seus sequestradores, a poucos metros de sua casa, em Fragoso, no distrito de Magé, na Baixada Fluminense. Abatido, o rapaz disse que foi ameaçado de morte pelos criminosos que pediram pagamento de resgaste, cujo valor não foi divulgado por Vidal. Parentes e amigos do estudante comemoram a libertação com uma festa na cidade, seguida de desfile de carros pelas ruas.
Vidal foi a segunda vítima de sequestro no município em menos de um mês. A primeira foi a estudante Marcela Cozzolino, colega e vizinha do estudante, e sobrinha da deputada estadual Núbia Cozzolino (PTB). De acordo com estatísticas da Divisão Anti-Sequestro (DAS), de janeiro a julho 12 pessoas foram sequestradas no Estado do Rio. No mesmo período do ano passado, 11 vítimas ficaram em poder de quadrilha de criminosos.
Este ano, a polícia já prendeu 42 sequestradores. O estudante foi levado, na madrugada de quarta-feira passada, após comemorar com amigos o suposto fim do mundo. Ele foi dominado na porta de casa por quatro a cinco homens encapuzados que o dominaram e colocaram dentro de um carro, fugindo em seguida. O rapaz relatou aos amigos e à família que não foi maltratado fisicamente pelos bandidos no cativeiro, mas sofreu ameaças de morte da quadrilha caso a família não pagasse o valor do resgaste. Ele afirmou que não sabe descrever o local do cativeiro, pois os bandidos colocaram vendas nos seus olhos ao chegar ao local.
Mais magro, o jovem também disse que os criminosos compraram comida para ele, mas que não quis comer durante o tempo em ficou no cativeiro.
A família do rapaz é de classe média e dona de lojas de material elétrico em Fragoso. Emocionados com a libertação do filho, os pais de Vidal não quiseram prestar declarações à imprensa.


