Estátua de Pedro Álvares Cabral é incendiada no Rio de Janeiro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Folhapress 
São Paulo - O monumento Descobrimento do Brasil, localizado no Largo da Glória, no Rio de Janeiro, foi incendiado na madrugada desta terça-feira (24). A homenagem possui imagens representando Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha e frei Henrique de Coimbra. De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação, um boletim de ocorrência foi aberto para que a Polícia Civil investigue o caso.
Em nota, a Secretaria ainda informou que a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, iniciou um trabalho de limpeza e está avaliando os danos causados pelo fogo. A Polícia infirmou à reportagem que o caso foi registrado na 9ª DP (Catete) e que equipes "realizam diligências em busca de imagens e testemunhas que ajudem a identificar a autoria do fato".
O monumento foi inaugurado em 13 de maio de 1990 com o intuito de comemorar o quarto centenário da chegada de Cabral. A obra é assinada por Rodolfo Bernardelli e traz sobre um pedestal de granito as figuras em bronze de Pedro Álvares Cabral, tendo atrás Pero Vaz de Caminha e Frei Henrique Soares de Coimbra e foi fundida na oficina Thiebaut, em Paris.


