Pergunta Quais os resultados que o Brasil vai apresentar no encontro sobre meio ambiente na África do Sul, em 2002?
Resposta A Conferência do Meio Ambiente no Rio, em 1992, teve muitos méritos e o maior deles foi ter colocado a questão do desenvolvimento sustentável como um novo paradoxo do desenvolvimento e o que disso decorreu. Ou seja, modificou toda uma linguagem, centralizou a questão ambiental. Por outro lado alguns dos compromissos assumidos não foram cumpridos principalmente no que diz respeito à ajuda econômica dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento. Houve a proposta inicial aprovada de que 0,7% do PIB dos países mais ricos seriam investidos no desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento, numa nova política mundial de meio ambiente e isso está longe de ocorrer. Por outro lado, o que se viu foi a questão ambiental nas tratativas de dívidas, de desenvolvimento, de mercado. Não houve nenhuma negociação, ao menos no Brasil. Não podemos renegar a Eco-92, mas devemos fazer propostas mais concretas de mais curta aplicação.
Pergunta Como está o Brasil em relação ao cumprimento da Agenda 21?
Resposta Nós estamos fazendo nosso dever de casa. O Brasil tem feito tudo aquilo que pode se esperar de de um País com essas dimensões e essas dificuldades. Não quero dizer com isso que os problemas ambientais acabaram. Eles existem, talvez em alguns aspectos sejam até mais graves que antes. Mas há um claro entendimento de que estamos enfrentando essas questões com transparência, participação e oferecendo alternativas ao problema.
Pergunta Que tipo de alternativa?
Resposta A nossa briga com a bancada ruralista, por exemplo, é uma briga por concepção. E não uma briga para dizer que se pode ou não pode desmatar, mas para dizer que a Amazônia não dever ser destinada a uma fronteira agrícola a ser explorada. Deve ser novo modelo de desenvolvimento que busca a exploração sustentável das nossas riquezas florestais e ambientais. Estamos criando as florestas nacionais para fornecer madeira, estamos incentivando o extrativismo, o ecoturismo na Amazônia está entrando firme, os projetos de bioprospecção começam a sair do papel. Acredito que o caminho para a sustentabilidade passe por um modelo que incorpore as nossas riquezas ambientais em prol de uma melhoria da condição social do povo.
Pergunta E isso vem ocorrendo?
Resposta O que tem acontecido hoje é que o modelo tradicional adotado tem gerado uma alta concentração de renda e é altamente degradador do meio ambiente. E já está provado que esse modelo de desenvolvimento sustentável incorpora distribuição de renda muito maior, incorpora riquezas e incorpora populações que vivem nessas áreas, e é tudo isso que buscamos.
Pergunta A Eco-92 foi uma conferência que teve um caráter muito mais conceitual e agora em Johannesburgo a coisa terá que ser mais pragmática?
Resposta O encontro de 92 foi importante. Alertou, trouxe para o mundo esse problema (meio ambiente), levou para o topo das preocupações e agora eu acho que está na hora de botar o pé no chão e ver o que era utopia, o que era ideal e ver o que é possível. Teremos, na Rio+10 que nos debruçar sobre o possível, não o ideal.
Pergunta Que posição o Brasil levará para a África do Sul?
Resposta Certamente essa questão dos incentivos econômicos, de rever toda a cooperação internacional, o tratamento Norte/Sul que é dado aos países, a inclusão social - porque não se pode separar pobreza disso e alguns temas mais específicos sobre desenvolvimento limpo.

mockup