Estados contabilizam prejuízos com chuva
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de janeiro de 2000
Agência Estado
No Estado de São Paulo, ontem havia mais de 2 mil pessoas desabrigadas em função das fortes chuvas dos últimos dias, segundo informou a Defesa Civil. Até agora, 30 municípios foram atingidos, três pessoas ficaram feridas e quatro morreram.
Um dos locais mais atingidos é a cidade turística de Campos do Jordão. Ontem, voltou a chover forte no município, agravando ainda mais o quadro. A prefeitura divulgou um balanço dos estragos causados pelas chuvas nos últimos cinco dias, que atingiram a marca pluviométrica de 476,35 milímetros, o que equivale a média anual. Foram registrados até o momento três mortos, 99 feridos, 10 desaparecidos e 1.034 desabrigados. O próprio prefeito, Oswaldo Gomes da Silva Filho (PSDB), acredita que este balanço seja modesto frente à catástrofe atual.
Em Minas Gerais, o subiu para 71,9 mil o número de desabrigados. Já são oito os mortos em decorrência das chuvas que castigam principalmente o sul do Estado desde a virada do ano. A situação se complicou ontem em pelo menos duas cidades da região: Santa Rita do Sapucaí e São Lourenço. No fim do dia, eram dez os municípios em estado de calamidade pública e sete em situação de emergência. Com estradas bloqueadas, faltou comida e água potável em várias localidades.
No Rio de Janeiro, o dia foi de limpeza para os moradores da maioria das cidades atingidas pelo temporal. A chuva parou, o sol reapareceu e as pessoas começaram a voltar para as suas casas. Segundo dados da Defesa Civil estadual, o número de desalojados no Estado caiu para 1.094. Doze pessoas morreram, nove ficaram feridas e 43 desabrigadas tiveram a casa destruída.