O número de infectados pelo zika vírus no Estado saltou de 93 para 111 na última semana. Os casos confirmados de febre chikungunya aumentaram de 26 para 28. Em Londrina, há dois casos confirmados de zika vírus, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, apenas um caso foi considerado pelo governo do Estado no boletim publicado ontem pela Sesa.
Para a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Teresinha de Fatima Sanchez, o número de notificações das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ainda é reduzido, o que dificulta o estabelecimento de um plano de ações mais efetivo. "A gente tem insistido para que os municípios aprimorem os serviços e passem a notificar mais. Isso é importante para que não passem despercebidos pacientes com quadro subclínico ou quadro leve de sintomas", revelou.
Na Regional de Saúde de Londrina, os municípios de Ibiporã e Centenário do Sul estão em epidemia, assim como as cidades de Guaraci, Jataizinho e Assaí. "Guaraci melhorou os índices, Jataizinho está fazendo as ações e Assaí está sob controle. Em Ibiporã, quando o pessoal começou a sentir o aumento no número de pacientes suspeitos, já começaram as ações. Em Centenário do Sul vamos nos reunir amanhã [hoje]. Por aqui, Londrina é que me preocupa", ressaltou Teresinha.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Londrina, foram confirmados 1.114 casos de dengue de janeiro até a última quinta-feira. Outros 2.195 ainda estão sob investigação.(V.C.)

mockup