Estado bate recorde de casos
Curitiba - No ano de 2010 o número de casos de dengue confirmados foi recorde, com 32.368 casos e pelo menos 15 mortes. Segundo Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, são 264 municípios com infestação do mosquito da dengue. Destes, 56 são considerados emergenciais.
Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Sarandi e Jacarezinho são consideradas de prioridade zero pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pois apresentam um Índice de Infestação Predial (IIP) considerado muito alto e precisam de intervenção urgente do Estado no sentido de auxiliar o município e a sociedade no combate à doença.
As medidas emergenciais na área de saúde para os próximos 90 dias incluem aquisição de nebulizadores costais e capacitação de agentes das unidades de saúde, entre outras.
A Sesa vai instalar ainda esta semana uma sala de situação, a qual pretende monitorar semanalmente os municípios com prioridade zero, além dos outros muniípios considerados emergenciais. Com essas informações, serão feitas as intervenções necessárias em cada área. ''O Estado vai capacitar técnicos e agentes para dar suporte ao trabalho nos municípios que tenham dificuldade para fazer o enfrentamento do problema da dengue'', afirmou.(Carlos Eduardo Kiatkoski/Equipe da Folha)





