Washington, 03 (AE-DOW JONES) - A estação de terra que processa informação para os satélites militares dos Estados Unidos atingida por uma falha por causa do bug do milênio na véspera do ano-novo só voltou a operar normalmente nesta segunda-feira (03), informou o Pentágono.
Embora os satélites não tenham sido afetados, a estação de terra ficou fora de operação por duas a três horas depois da zero hora GMT de sexta-feira. A falha significou que as autoridades ficaram sem acesso à informação dos satélites até que o sistema de reserva fosse colocado em operação.
A solução temporária permitiu que o escritório de reconhecimento nacional processasse os dados de maior prioridade dos satélites, mas as operações totais do sistema só foram restauradas hoje, disse o porta-voz do Pentágono, capitão Tim Taylor.
Em entrevista concedida sábado passado, John Hamre, vice-secretário de Defesa, classificou a falha como significativa, mas ressaltou que foi o único problema enfrentado pelo Pentágono na virada do ano.
O problema não foi mencionado durante a entrevista coletiva do chefe dos preparativos para o bug, Robert F. Willard, numa entrevista na manhã de sexta-feira, duas horas e meia depois de ocorrido a falha. Willard disse na ocasião que todos os computadores do Pentágono estavam funcionando normalmente.
Taylor negou que Willard tenha omitido a falha. Segundo o porta-voz do Pentágono, Willard só havia sido informado sobre o problema depois da coletiva. Ele afirmou que as autoridades de relações públicas estavam apurando porque o problema não foi reportado imediatamente.