Para viajar de trailer não basta apenas o dinheiro para sua compra e manutenção. O espírito de aventura e disposição para as viagens são fatores determinantes para quem tem essa intenção.
O engenheiro agrônomo Cláudio Bath, morador em Toledo, comprou o seu trailer há seis anos, mas começou a viajar com o Grupo dos Estradeiros há pouco tempo.
Conhecido como Professor Pardal pela sua capacidade de inventar soluções para algum problema que surge, Bath acredita que o grupo chega a ser extensão da família.
‘‘Temos facilidade em nos comunicarmos e isso faz com que tenhamos muitas amizades’’, diz Bath, que criou grampos de luz, antenas especiais e cabines avançadas em seu motorhome.
O coordenador Orestes Woestehoff acredita que um ponto comum entre os participantes do grupo é o espírito de amizade entre os participantes, mesmo o grupo sendo heterogêneo.
Além de todos gostarem de acampar, a família geralmente viaja junto e as tarefas são divididas. ‘‘Além disso os grupos têm consciência ecológica, procurando sempre preservar as áreas naturais.’’
As longas viagens são as que mais atraem Carlos Kasprizin. No último ano ele viajou nove mil quilômetros de Curitiba à Ilha de Castro. ‘‘Foram trinta dias viajando com a minha família, mas o inverno que pegamos durante a viagem foi rigoroso e tememos pela neve que caía. Os carros brasileiros geralmente não são adaptados para a neve’’, diz.
Àqueles que desejarem um trailer terá necessidade de ter habilitação categoria D para viajar dentro das normas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A manutenção do trailer consiste em alugar uma garagem, verificar o nível do óleo e os demais itens de um veículo comum. (J.C.L.)

mockup