Espaço aéreo do BR foi violado 228 vezes este ano
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de setembro de 2000
France Presse De São Paulo 
O espaço aéreo brasileiro foi violado 228 vezes desde o início deste ano, segundo dados do comando da Força Aérea. Os radares da Força Aérea brasileira também detectaram 6.709 vôos não autorizados em território nacional, com uma média de 800 vôos por mês.
O governo brasileiro ainda não regulamentou a lei aprovada em 1998, que permite à Força Aérea abater os aviões que violem o espaço aéreo nacional, com o objetivo de evitar o tráfico de drogas, mas que pode trazer prejuízos para o Brasil, caso um avião comercial seja abatido por engano.
A publicação do informe coincide com a realização de uma reunião de presidentes sul-americanos em Brasília, que tem como um dos principais temas o combate ao narcotráfico na região e, principalmente, o Plano Colômbia, financiado, em parte, pelos Estados Unidos, com 1,3 bilhão de dólares.


